Cerca de 300 agricultores ocuparam a praça Sérgio Magalhães, na manhã desta segunda-feira (16), em Serra Talhada, para protestar contra o não pagamento do Seguro-Safra, por parte do Governo Federal. Em Serra Talhada, 4.800 agricultores estão inscritos no programa e tiveram perda de produção no ano passado superior a 50%.

“Eu mesmo tive perda total. Não colhi nada. Acho uma falta de respeito o que estão fazendo com a gente. Estou revoltado com certos políticos”, confessou o agricultor Gabriel Santos, morador do assentamento Poço do Serrote. O detalhe, segundo o agricultor, é que todos os inscritos no programa pagaram uma taxa de R$ 6,50 para ter direito ao benefício. As outras contrapartidas são do Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

Presente ao ato, o prefeito Carlos Evandro confirmou que o governo já tinha depositado a sua parte. Entretanto, o discurso mais duro partiu do vice-prefeito Luciano Duque (PT), um dos responsáveis pela mobilização. “Não estamos aqui para pedir favor a ninguém. O agricultor pagou o Seguro-Safra e merece respeito do Governo Federal”, disparou Duque.

Quem fechou o ato foi o deputado Manoel Santos (PT) que estará na próxima quarta-feira (18) em Brasília, negociando a liberação dos recursos. “O Governo Federal precisa honrar este compromisso e eu tenho certeza que a presidenta Dilma não sabe nada do que está acontecendo por aqui”, finalizou, culpando os “tecnocratas” do governo petista.

Saiba Mais:

Agricultores vão às ruas em Serra Talhada para exigir seguro-safra