Da Folha de PE

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

Não é conversa chata de médico. Cuidar do lanche de nossas crianças na escola é possível, sim. E pode ser muito divertida essa preparação. Primeiro, vamos pensar em um planejamento semanal. Em cada semana faça um cardápio diferente. Os sucos podem ser refrescantes e cítricos: laranja, acerola, abacaxi e morango, 200 ml da bebida.

Durante o período a água é essencial. Chá geladinho feito em casa também é uma boa opção. Coloque uma fruta que seja da escolha da criança, mas, mudando semanalmente: banana, maçã, uvas ou goiaba. Podemos ter uma variação de patês, vamos abusar nas cores da pasta para ficar com um aspecto alegre.

Faça os patês em casa com iogurte natural. O sanduíche deve ser com pão integral ou caseiros feitos de aveia. É saciedade, fibra e energia para a criançada. Para variações ao sanduíche você pode optar pela batata-doce, tapioca ou purê de macaxeira. Uma vez na semana você pode criar o dia do bolo com castanhas, passas, açúcar mascavo e farinha integral.

O tradicional bolo de cenoura também está liberado. Que tal fazer junto com o filho o bolo no final de semana? Uma boa conversa com a criança é muito importante, fale das condições nutricionais do lanche, deixe-a sugerir o cardápio. O que não for de proveitoso explique o porquê da negativa.

O “não” precisa de uma explicação. Embutidos e frituras devem ser excluídos do cardápio. Não se esquecendo de usar uma lancheira térmica para conservar os alimentos. É possível ter uma alimentação saudável e equilibrada na hora do lanche.