No último sábado, pela primeira vez a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends aconteceu em solo pernambucano. Foi no Classic Hall, em Olinda, com direito a transmissão ao vivo do SporTV. A final do primeiro split do CBLol, como é conhecido, trouxe dois grandes times de peso para o estado: Red Canids e Keyd Stars. No Classic Hall lotado, os Canids levaram a melhor.

Além do público presente em massa, o que antecedeu a decisão do CBLol no Pernambuco também mostrou a paixão dos pernambucanos com os jogos eletrônicos. Os melhores jogadores de League of Legends do Brasil são verdadeiras estrelas, e isso ficou em evidência com a recepção do público nordestino.

Antes da final, durante a semana muitos fãs ficaram na frente de um hotel em Boa Viagem, que fica na zona sul de Recife, para ver de perto os melhores jogadores do Brasil. Algo comum nos esportes mais tradicionais, como basquete e futebol, mas que também está começando a virar realidade nos esportes eletrônicos.

Em março, os fãs pernambucanos deram mais uma demonstração da paixão com os e-sports. No último dia 18, em Recife, a empresa Noord Games promoveu um evento de League of Legends no shopping Paço Alfândega chamado PDLol. Foi um sucesso de público, que lotou o shopping com os entusiastas de esportes eletrônicos e transbordou as expectativas dos organizadores.

“Esperávamos um público grande, mas realmente nos surpreendeu. A gente está bem feliz com isso”, de acordo com Gabriel Ladislau, um dos organizadores do PDLol.

Nesse evento, os fãs lotaram o shopping para ver de perto jogadores importantes do cenário brasileiro, e também a participação da equipe de base do CNB — time mais tradicional do Brasil que recentemente oficializou a parceria com Ronaldo Fenômeno como um dos sócios.

É fácil entender a idolatria dos fãs com os melhores jogadores de e-sports, principalmente do público jovem. Para chegar em um bom nível, é preciso muita dedicação, trabalhar e treinar muito em casa, algo parecido com a rotina de um jogador de poker. ‘Dedicação acima de tudo, trabalho duro e talento o direcionarão como em qualquer esporte convencional’, de acordo com o profissional Johannes Steindl.

Tamanha popularidade não é só em Pernambuco e em outras regiões do Brasil. É uma febre mundial. No ano passado, a final do campeonato mundial de League of Legends teve um total de 43 milhões de telespectadores, recorde da história dos esportes eletrônicos.

Para se ter uma ideia do tamanho da audiência conseguida, esse número foi maior do que a decisão da última temporada da NBA (melhor liga de basquete do mundo), quando o Cleveland Cavaliers foi campeão sobre o Golden State Warriors e teve 30,8 milhões de pessoas assistindo.

“O futuro dos e-sports é empolgante. Tem crescido cada vez mais, e tenho orgulho de fazer parte dessa família. O potencial no Brasil é muito grande, e o brasileiro adora os jogos eletrônicos”, cita Ronaldo Fenômeno.

Com o sucesso de público e popularidade que Pernambuco demonstrou nas últimas semanas, a comunidade dos e-sports viu mais uma vez como esse estado abraça os esportes eletrônicos com carinho e é um dos principais expoentes dessa modalidade no Brasil. Com tamanha popularidade, é de se esperar mais eventos como a final do CBLol no estado pernambucano.