Publicado às 04h50 deste domingo (8)

O “Viagem ao Passado” deste domingo resgata uma foto histórica tirada do alto da serra talhada no final da década de 1950, que mostra como o processo de desenvolvimento urbanístico da cidade ocorreu ao longo das últimas décadas. Antes de destacarmos os detalhes da imagem, é preciso ressaltar dois pontos importantes. O primeiro é o fato de que precisamos valorizar o nosso passado e não somente o presente, até porque é através do passado que podemos vislumbrar um grande futuro

O segundo diz respeito à correção da informação de que Serra Talhada tem 171 anos de existência. Essa informação é um equívoco e mostra o quanto estamos produzindo uma história falsa e que certamente vai agravar a compreensão e a visão das futuras gerações sobre a nossa cidade.

Serra Talhada tem no mínimo 266 anos de história, isso a partir da chegada do português Agostinho Nunes de Magalhães, a bem da verdade, a cidade poderá ser ainda mais velha. Todas as datas a partir da chegada do colonizador europeu a região são meras datas cronológicas, com maior ou menor importância, mas que não merecem serem maquiadas ou adulteradas. Precisamos buscar a verdade na história, do contrário, teremos uma bela fantasia do presente, e uma enganosa realidade em um futuro próximo.

Voltando a imagem acima, destacamos 15 pontos da cidade em relação ao contexto atual. Faça sua própria comparação e deixe o seu comentário sobre o que pensa sobre o crescimento de Serra Talhada nos últimos 70 anos.

1-      Pista do campo de aviação (Bairro da AABB)

2-      Atual bairro da AABB

3-      Campo da várzea (atual Estádio Pereirão e ao lado o bairro da Várzea)

4-      Pedra do curtume (Rio Pajeú)

Veja também:   Caminhão da coleta perde controle e colide com moto em ST

5-      Local onde hoje existe a ponte da Caxixola

6-      Atual bairro do IPSEP

7-      Atual bairro do Alto da Conceição

8-      Atual bairro São Cristóvão, antes chamado de Bomba

9-      Atual bairro da Borborema

10-   Cemitério público

11-   Atual bairro do Bom Jesus

12-   Estação ferroviária (Estação do Forró)

13-   Açude da Borborema

14-   Centro da cidade

15-   Estrada de terra batida onde foi construída a BR-232