FolhaPE

Olhos atentos para o Oeste para contemplar um dos mais belos fenômenos astronômicos no fim de semana. A Superlua de Sangue começa na última hora do próximo domingo (20) e segue pela madrugada da segunda-feira (21), com duração total de cinco horas e 12 minutos.

Além de a lua cheia se apresentar maior e com mais brilho do que o normal, o astro passará por um eclipse total, com todas as fases visíveis. Algo que não acontecia desde setembro de 2015. “E acreditamos que ela estará ainda mais vermelha do que nos eclipses que acompanhamos anteriormente”, explica oastrônomo James Solon.

O Observatório do Alto da Sé, em Olinda, abrirá especialmente para receber os admiradores do céu. O parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, também contará com atividades. Tudo de graça.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

James Solon é professor de astronomia e faz parte do Grupo de Astronomia de Pernambuco. Ele explica que o eclipse lunar só pode acontecer em noite de lua cheia, mas que esse evento específico será ainda mais especial. “A lua cheia vai estar 14% maior do que o normal e com 30% a mais de brilho. A dica é priorizar locais onde se possa observar bem o sentido Oeste, que é onde o sol se põe”, conta.

Em julho de 2018, a lua passou por um eclipse, porém parcial, que só pôde ser visto do meio para o fim do fenômeno e, ainda assim, muitas nuvens teimaram em atrapalhar a vista dos admiradores. “Mas todo o País poderá ver esse.”

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

O eclipse começa às 23h36 do domingo e termina às 4h48 da segunda-feira. À 0h33 será possível ver a fase parcial, quando a sombra da Terra fica mais visível. “É quando começamos a ver a lua sombreada”, explica Solon. O início da fase total será à 1h41.

“Quando ela fica toda vermelha, toda coberta”, continua o professor. O auge dessa fase será às 2h12. “Essa fase dura até 2h43. Esse é o último minuto para ver a lua totalmente escura.” Depois, a Terra começa a sair da frente e se inicia o processo final. “Das 3h50 às 4h48 é o fim do eclipse, uma penumbra, que poucas pessoas notam”, explica o astrônomo. Esses horários são locais, referentes ao Estado de Pernambuco. “De 0h33 até 3h50 é o horário ideal para quem quiser ver a lua totalmente escurecida.”

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido