Cerca de 400 professores da rede municipal de ensino estão reunidos neste momento (10h10), na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) onde irão definir o futuro do movimento. Os professores reivindicam aumento salarial de 15%, além do pagamento do reajuste retroativo dos aposentados referente a 2013. Os professores cobram ainda aumento de 4% na progressão de titulação e de 3% na progressão de nível.

A reunião acontece sob clima de tensão e discursos inflamados por parte de alguns docentes que ficaram irritados com o documento que foi enviado pelo secretário de Educação de Serra Talhada, Edmar Júnior. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintest) solicitou negociação com o governo a cerca de um mês. Entretanto, somente na manhã desta segunda-feira (7) é que foi enviado uma resposta sobre o pleito.

sintest 2“Desejo informar a Vossa Senhoria, que segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a folha de pagamentos com pessoal alacançu o limite de 53,88%, no último quadrimestre de 2013 e estamos aguardando o fechamento do 1º quadrimestre de 2014”, diz um dos trechos do documento, acrescentando que o diálogo será aberto a partir do mês de maio.

Após a leitura que foi feita por um sindicalista, professores ocuparam a tribuna criticando a postura do prefeito Luciano Duque. A assembleia ainda encontra-se em andamento e a possibilidade de greve não está descartada.

sintest 3

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA/ FAROL DE NOTÍCIAS