A Biblioteca Pública Cecílio Tiburtino, localizada no térreo da Câmara de Vereadores, está em crise por falta de estrutura para acolher usuários. Segundo balanço realizado pela coordenação da biblioteca, em 2012, o espaço de leitura recebeu 45 mil pessoas. Já em 2013, este número caiu para 27.117 . Uma queda de 40% que está preocupando professores e alunos que frequentam a biblioteca.
De acordo com Norma Florentino, coordenadora da biblioteca, a ausência de internet é o principal motivo para uma evasão tão alta de visitantes. “Não tem outra explicação. Estamos há oito meses sem sinal de internet e a maioria dos alunos que frequentam a Biblioteca Cecílio Tiburtino procuram pela internet, que hoje é uma ferramenta de estudo e de trabalho”, disse a coordenadora, lamentando o momento de crise.
Segundo ela, o problema já foi levado até o secretário de Educação, Edmar Júnior, mas nenhuma providência foi tomada pelo gestor. Por outro lado, o número de empréstimo de livros teve um aumento considerável. “Em 2012 foram registrados 3.433 empréstimos. Em 2013, este número subiu para 11.954 livros. Principalmente livros didáticos”, explicou Norma Florentino.
O OUTRO LADO
A reportagem do FAROL conversou com o secretário de Educação, Edmar Júnior, que declarou que o problema relatado pela coordenadora Norma Florentino está com os dias contados.
“Vamos contratar uma internet a cabo para biblioteca ainda neste mês de março e este problema será resolvido”, disse Edmar, afirmando que este assunto foi discutido nesta quinta-feira (27), numa reunião com funcionários da biblioteca.
Segundo ele, o governo também vai contratar uma assessoria que vai dinamizar os projetos na biblioteca. “Vamos buscar mais recursos para a nossa biblioteca”, finalizou Edmar Júnior.
5 comentários em QUEDA DE 40%: Em crise, biblioteca de ST está perdendo leitores por falta de estrutura