BibliotecaA Biblioteca Pública Cecílio Tiburtino, localizada no térreo da Câmara de Vereadores, está em crise por falta de estrutura para acolher usuários. Segundo balanço realizado pela coordenação da biblioteca, em 2012, o espaço de leitura recebeu 45 mil pessoas. Já em 2013, este número caiu para 27.117 . Uma queda de 40% que está preocupando professores e alunos que frequentam a biblioteca.

De acordo com Norma Florentino, coordenadora da biblioteca, a ausência de internet é o principal motivo para uma evasão tão alta de visitantes. “Não tem outra explicação. Estamos há oito meses sem sinal de internet e a maioria dos alunos que frequentam a Biblioteca Cecílio Tiburtino procuram pela internet, que hoje é uma ferramenta de estudo e de trabalho”, disse a coordenadora, lamentando o momento de crise.

Veja também:   DUQUE anuncia investimentos de R$ 500 mil para construções de PSFs na zona rural

Segundo ela, o problema já foi levado até o secretário de Educação, Edmar Júnior, mas nenhuma providência foi tomada pelo gestor. Por outro lado, o número de empréstimo de livros teve um aumento considerável. “Em 2012 foram registrados 3.433 empréstimos. Em 2013, este número subiu para 11.954 livros. Principalmente livros didáticos”, explicou Norma Florentino.

O OUTRO LADO

A reportagem do FAROL conversou com o secretário de Educação, Edmar Júnior, que declarou que o problema relatado pela coordenadora Norma Florentino está com os dias contados.

Veja também:   Médico que retirou ilegalmente órgão de criança é preso

“Vamos contratar uma internet a cabo para biblioteca ainda neste mês de março e este problema será resolvido”, disse Edmar, afirmando que este assunto foi discutido nesta quinta-feira (27), numa reunião com funcionários da biblioteca.

Segundo ele, o governo também vai contratar uma assessoria que vai dinamizar os projetos na biblioteca. “Vamos buscar mais recursos para a nossa biblioteca”, finalizou Edmar Júnior.