debate-2O debate realizado pelo Farol de Notícias em parceria com a rádio Vila Bela FM, nesse sábado (24), foi cenário para um embate sobre educação entre os candidatos Luciano Duque (PT) e Victor Oliveira (PR). Logo no primeiro bloco, o prefeito provocou o republicano fazendo uma pergunta sobre a implantação de40 escolas integrais e recebeu uma dura resposta de Oliveira.

“Primeiro de tudo candidato, a gente tem que fazer alguma coisa que você não fez na sua gestão, que é valorizar os profissionais para que eles tenham condições de trabalhar da melhor forma e passar os conhecimentos e dar todo apoio e estrutura para que as crianças possam aprender e se desenvolver intelectualmente”, rebateu Victor, cobrando do prefeito uma promessa não cumprida em 2012, que foi a eleição diretas para diretores de escolas.

Veja também:   'Apagão' deixa parte do centro e bairro de ST sem energia por 6h

“A gente vai implementar na educação a gestão meritocrática, porque todos os profissionais da educação sabem hoje que diretorias de escola, por exemplo, viraram cabides de emprego e fruto de indicação política simplesmente com fins políticos eleitorais. Então, a gente vai promover eleições para a direção das escolas, levando em conta a estrutura do transporte escolar, que inclusive o senhor não paga”, reforçou.

O contra-ponto de Luciano Duque veio de imediato, citando números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“O senhor mais uma vez desconhece a educação de Serra Talhada, talvez não estejam lhe ensinando direito. Essa história de dizer que nós não estamos fazendo o melhor é querer enganar as pessoas. Nós atingimos 4.7 no Ideb, isso é fruto de um conjunto de metodologias de apoio pedagógico de apoio dos nossos professores que têm efetivamente entendido o trabalho do nosso governo, que avança na educação”,reforçou Duque.

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

Na tréplica, Victor Oliveira preferiu seguir pela trilha de que o prefeito Luciano Duque estava mentindo sobre os investimentos em educação em Serra Talhada.

“Candidato, você pode falar o que você quiser. Inclusive, pode até ter gente que queira acreditar, mas as pessoas sabem da verdade. As pessoas sabem que a situação da educação do nosso município está ruim, principalmente os trabalhadores da educação. Você diz que construiu quatro novas creches, mas não é mérito seu. Porque os recursos e os projetos já foram deixados por Dr. Carlos Evandro”, disse Victor Oliveira, arrematando: “Só para lembrar, a média do Ideb é 6 e você tirou 4.7, isso é baixo e é inaceitável para uma cidade como Serra Talhada”.