estudantes

Nessa quinta-feira (17) e nos próximos dias, estudantes da rede estadual de ensino embarcam para um semestre letivo de intercâmbio, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio do Programa Ganhe o Mundo.

Pela segunda vez, os pais, José Marcolino dos Santos e Luciene da Silva Santos, vivem a emoção de embarcar mais um filho para realização de intercâmbio. No ano passado, seu primogênito José Lualysson da Silva, viajou para Nova Zelândia, e hoje (17) foi a vez de  Damião Luanderson da Silva, 15 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Doutor Valmir Campos, em Salgueiro, seguir viagem para a Argentina.

Outro estudante que embarcou nesta quinta-feira também com Destino à Argentina foi João Lucas da Silva,  16 anos, estudante da EREM Jaime Monteiro de Barreiros. “É uma experiência única na minha vida, estou confiante, disposto a aprender e muito feliz”, comenta João.

Veja também:   Milei anuncia corte de 70 mil empregos públicos

Nascida na terra do Rei do Baião, Exu, como fez questão de enfatizar, a estudante Érica Patrícia Tenório, 16 anos, estudante da EREM Barão de Exu, vai com a mala recheada de artigos que mostram a cultura da sua terra. “Tenho muito orgulho da minha cultura e faço questão de levar para minha família Argentina, como o chapéu, a sandália e a bolsa de couro. Levo também uma blusa, estampando a figura de Luiz Gonzaga. Estou indo disposta a viver essa experiência intensamente e voltar também com a mala cheia de conhecimentos”, declara a intercambista.

Nessa quinta-feira, 47 estudantes embarcaram para a Argentina e amanhã (18) seguem o mesmo destino, outros 42 estudantes. No sábado (19) e domingo (20) o destino de mais 200 alunos da rede estadual será Nova Zelândia. Em agosto e setembro, 800 estudantes da rede estadual partem para o Canadá. O PGM foi criado para oferecer intercâmbio internacional e cursos intensivos de idiomas – inglês e espanhol – para estudantes da rede estadual de Pernambuco. Todas as despesas, incluindo acomodação em casa de família, matrícula em escola de ensino médio e plano de saúde, são custeadas pela Secretaria de Educação do Estado. Além disso, durante a estadia no exterior, o intercambista recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 719,76.

Veja também:   Milei anuncia corte de 70 mil empregos públicos

Foto: Ademar Filho