A Secretaria de Educação de Pernambuco anunciou na manhã desta quarta-feira (6) os detalhes da matrícula da rede de ensino para 2014. Ao todo, serão ofertadas 172.645 vagas – dessas, 94 mil são destinadas para os novatos da rede pública, como estudantes vindos de outros estados, de escolas particulares ou que pararam os estudos e estão voltando. Em relação ao quantitativo ofertado em 2012 para 2013, são 46.440 vagas a mais.

As matrículas para o próximo ano começam na próxima segunda-feira (11), através do site da secretaria, e seguem até o dia 3 de dezembro. Depois disso, o cadastro para se matricular deverá ser realizado por telefone, através do 0800 286 0086 (ligação gratuita), no período de 7 a 30 de dezembro. “Pela internet, o aluno poderá colocar três opções de vaga para as escolas. Depois, ele receberá um telefonema com a confirmação ou não se há vaga disponível na escola”, explicou o secretário de Educação, Ricardo Dantas.

Os alunos que já estudam nas redes estadual e municipal estão automaticamente matriculados para o próximo ano. A confirmação da matrícula deve ser realizada pelo estudante ou pai/responsável entre os dias 6 e 10 de janeiro. “Se ele quiser mudar de escola, deverá apresentar os documentos no ato de efetivação da matrícula”, disse o secretário.

Os documentos necessários são: certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, cartão de vacinação (caso seja do ensino fundamental) e comprovante de residência com CEP. Os alunos que irão permanecer na mesma escola no ano que vem deverão se dirigir à unidade apenas para assinar a confirmação de que está matriculado.

Recesso antecipado
Por causa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil e tem Pernambuco como um dos estados-sede, a secretaria estadual de Educação decidiu que o recesso escolar da rede será em junho, do período de 12 a 27 de junho. “Nós antecipamos de julho para junho porque o recesso vai pegar uma parte da Copa, para não precisar darmos feriado. O Brasil passando para as fases posteriores, a gente vai dar feriado [escolar] no dia do jogo do Brasil”, explicou Ricardo Dantas. Os dias de jogo posteriores à primeira fase da Copa são 30 de junho e 1º e 4 de julho.

A secretaria afirma que os jogos não afetarão o cronograma de atividades das escolas. “Não será preciso compensar as aulas. A obrigação é cumprir os 200 dias letivos, e nós temos 205 dias letivos [no cronograma]. Se não houver os jogos do Brasil até a final, teremos mais dias letivos”, pontuou o secretário.

Dantas ainda enfatizou que a programação do próximo ano não contemplará a contratação de novos professores. “A gente quer iniciar o ano letivo com tudo organizado, já esperando o aluno que vai chegar para receber todo o material, seu fardamento e tudo o que é necessário para que se inicie o ano sem nenhum percalço”, disse.

( Do G1)