Os cursos técnicos são uma forma de garantir emprego e aumentar a renda. É o que mostram pesquisas realizadas por diferentes instituições como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), por exemplo. E para quem está planejando o futuro, o primeiro passo pode ser a realização da inscrição no Vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que começa nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 14 de outubro, somente pelo site http://cvest.ifpe.edu.br

São oferecidas 5.083 vagas só para cursos técnicos, em diferentes modalidades como Integrado (o estudante com ensino fundamental completo realiza o curso técnico e ensino médio ao mesmo tempo), Subsequente (o estudante já com ensino médio completo ingressa no IFPE para cursar somente o técnico) e Proeja (direcionado a profissionalizar quem tem mais de 18 anos, num formato pedagógico de Educação para Jovens e Adultos – EJA). Há outras 1.518 para diversos cursos superiores. Alguns delas na modalidade Tecnológico, aquela que tem curta duração, em média de dois anos, além de licenciaturas e bacharelados, com carga horária maior. Do total de vagas oferecidas para os cursos superiores, 572 serão preenchidas através do SISU, que utiliza a nota do Enem.

A taxa de inscrição de R$ 20 reais para cursos técnicos e R$ 40 para superiores pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 15 de outubro. Cerca de 10 mil candidatos solicitaram isenção dessa taxa. O resultado da solicitação será publicado a partir das 17h desta sexta-feira (20). Os isentos devem realizar a inscrição normalmente. A única diferença é que ao final do processo não será gerado boleto para pagamento. Não é cobrado qualquer valor para quem for se inscrever na modalidade Proeja.

As vagas são distribuídas pelos campi do IFPE localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória e ainda em nove polos de Educação a Distância (EaD). Metade de todas elas é destinada aos oriundos da rede pública de ensino, que ainda poderão optar, no momento da inscrição, pela cota social – para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; racial – para negros, pardos e índios – e agrícola, para oriundos da zona rural e filhos de agricultores que se inscreverem em cursos técnicos ou superiores com vocação agrícola. O candidato terá que comprovar a condição de cotista quando for se matricular no curso para o qual foi aprovado. Quem não realizar a comprovação perde a vaga.

A prova do Vestibular 2014 será aplicada no dia 1º de dezembro. Quem for aprovado terá um grande presente de Natal. É que o listão deve ser publicado antes do dia 25 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas pelo site da Comissão do Vestibular (CVEST), http://cvest.ifpe.edu.br , ou através do telefone 2125 1724.