A Casa dos Estudantes de Serra Talhada (Cest) que funciona no bairro da Várzea, em Recife, foi alvo de denúncias nesta segunda-feira (15) que acabaram chegando a Câmara Municipal de Serra Talhada. Segundo o vereador Pinheiro do São Miguel (PTB), um estudante de Direito, natural de Serra Talhada, lhe entregou um documento contendo informações quanto a existência de supostas irregularidades na adminisração da entidade. Entre elas, o atraso no pagamento de aluguéis, assinatura de recibos em branco, taxa de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) atrasado há vinte anos além do estado de má conservação do local.

“O estudante me procurou  e me fez um relato dos fatos. Na sessão ordinária desta segunda-feira (15) vou levar o assunto para o debate e propor a criação de uma comissão para verificar, in loco, se as denúncias procedem ou não”, disse o petebista, evitando fazer um prejulgamento do episódio.

A Cest conta atualmente com 25 estudantes, mas há rumores que alguns são de outras cidades e que foram aceitos após assumirem o compromisso de transferência do título de eleitor para Serra Talhada. “Isto é sério e vamos investigar. A casa é para estudantes carentes de Serra Talhada”, declarou Pinheiro. Na carta-denúncia, também foi informado que o atual presidente não reside na casa e quem deseja se inscrever para uma vaga, caso seja aprovado, tem que comprar a própria cama.

O OUTRO LADO

O FAROL conversou, por telefone, com o secretário de Educação de Serra Talhada, Israel Alves da Silveira, que rebateu todos os ítens das denúncias que foram feitas pelo estudante Eliton Michael Oliveira. De acordo com o secretário, não há aluguéis em atraso e são repassados em torno de R$4,5 a R$5,5/mês de acordo com as necessidades da casa. “E todo este dinheiro repassado é prestado contas mensalmente. Estamos acompanhando o dia a dia da Casa de Estudante de Serra Talhada e não temos recebido reclamações  por parte dos estudantes”, disse o secretário.

Israel Silveira ficou indignado com a denúncia de que estudantes de outros municípios estariam residindo na Cest, com a promessa de transferência do título eleitoral para Serra Talhada. “Ele tem que provar tudo isso. Não sou eu que tenho que comentar, ele tem que apresentar provas do que está falando. Tudo isto é muito fantasioso. Quero saber o que foi que motivou este rapaz fazer isto. É preciso que mostre documentos pois tudo é inconsistente”, disse o secretário, afirmando que o estudante Eliton Oliveira não tem credibilidade para falar sobre o assunto. “Ele sequer reside na Casa de Estudante de Serra Talhada”, acrescentou.