camara

Atualizado às 21h35 deste domingo (5)

Com mais de 100% das urnas apuradas, já se confirma a vitória do candidato Paulo Câmara (PSB) frente a Armando Monteiro Neto (PTB) como o novo governador de Pernambuco. O socialista chegou como o candidato desconhecido a ser apresentado à população do Estado contando apenas com o apoio nominal do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido no mês de agosto. Câmara praticamente não era conhecido no interior de Pernambuco e teve pouco mais de um mês para mostrar quem era, e quais seriam suas propostas.

Com 92%, até este momento (20h23), de urnas apuradas em Pernambuco, Câmara pontua com quase 70% dos votos e sequer deu tempo para Armando Monteiro tomar um fôlego e levar a disputa para um eventual segundo turno. Diante deste novo cenário, quem acaba sendo o mais prejudicado é o Partido dos Trabalhadores (PT), que acabou perdendo, ao longo dos anos, duas vezes para o PSB. Isso, começando há dois anos, com a perda da Prefeitura do Recife, quando venceu Geraldo Júlio. E, agora, com esta nova derrota no Estado.

EM SERRA TALHADA

Paulo Câmara, no entanto, não foi vitorioso em Serra Talhada, onde arrancou cerca de 15 mil votos, contra os 22 mil de Armando Monteiro (57%) com mais de 95% das urnas apuradas. Na capital do xaxado, ele deverá cumprir as promessas de melhorar, principalmente, a saúde da população.

Entre as suas garantias, o então candidato comprometeu-se em transformar o Hospam num hospital da mulher e construir no município o Hospital Geral do Sertão. Algumas das principais promessas de Câmara chamaram bastante atenção, como elevar o piso dos professores da rede estadual, dos colégios de referência, para R$ 4 mil.

Em Serra Talhada, Câmara contou com parceiros importantes como Sebastião Oliveira e Carlos Evandro, que saem vitoriosos diante a disputa com os puxadores de votos de Armando Monteiro na cidade, como o prefeito Luciano Duque e o deputado Augusto César.