Publicado às 10h desta quarta-feira (24)

Diante o clima de ódio, violência e medo marcado por este segundo turno, serra-talhadenses contrários ao candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL), acionaram o Farol de Notícias para informar que estão lançando uma campanha para coletar apoios on-line na cidade “em favor da democracia e contra o fascismo”.

Segundo os organizadores, com a criação do grupo foi deflagrado o movimento “Sertão Contra o Fascismo”, que visa nos próximos dias expor publicamente as posições do grupo, frente ao debate político que ora é travado nacionalmente.

Para dar o ponta pé inicial na campanha de assinaturas para o manifesto, a coordenação do movimento se dirigiu também a lideranças políticas do Sertão pernambucano, como o deputado federal Sebastião Oliveira e o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, para subscreverem o texto.

“Nós somos de um movimento independente e sem vínculos partidários, e nas últimas semanas buscamos através de diversas iniciativas estabelecer um diálogo com diversos setores sociais organizados da cidade como o Coletivo Fuáh, Coletivo Diverso, MST, Ebasta, e também alguns partidos políticos. Dessa forma, procuramos deixar de lado as questões locais, já que esse debate deve ser feito em outro momento por cada grupo político, e por isso nos dirigimos individualmente a Sebastião e a Luciano para assinarem o manifesto, para estabelecer uma frente antifascista na região. Entendemos que esse é um gesto de maturidade e de grandeza das duas lideranças”, declarou o professor e mestre em História, Paulo César Gomes (foto), um dos coordenadores do movimento.

SEBASTIÃO E LUCIANO

Ao se posicionar sobre a iniciativa, o deputado Sebastião Oliveira, que é presidente estadual do PR, fez questão de alertar para o perigo da cultura do ódio nesta campanha.

“Creio numa sociedade democrática, justa e que respeite as instituições e as pessoas, independentemente de partido, credo, etnia e gênero. Afinal, o cristão ama o pecador e detesta o pecado e o maior pecado dessa eleição é o ódio! Não ao ódio, sim a democracia!”, disse o republicano.

O prefeito Luciano Duque estava impossibilitado de dar declarações, mas através da sua assessoria de imprensa, confirmou a adesão ao movimento e em breve divulgará nota pública em defesa da democracia.

Além de se organizar por meio de um grupo no WhatsApp, o “Sertão Contra o Fascismo” vem conseguindo mobilizar ações nas ruas por meio de panfletagem, conversa porta a porta e palestras em ambientes públicos abordando assuntos como ditadura, preconceito e discriminação.

O para aderir ao manifesto, o grupo divulga o link abaixo:

https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR108618