Publicado às 04h34 desta quinta-feira (26)

Uma enquete popular aberta no programa Frequência Democrática desta quarta-feira (25) revelou uma interessante disputa pela legitimidade da terceira via em Serra Talhada, isto é, sobre quem será a melhor opção para àqueles que não pretendem votar nos grupos tradicionais da cidade, liderados pelo prefeito Luciano Duque ou pelo deputado federal Sebastião Oliveira.

O resultado evidenciou um empate técnico entre o já conhecido das urnas, o radialista Marquinhos Dantas e o neófito na política, o empresário Elyzandro Nogueira. O primeiro somou 48 votos frente a 43 do segundo. Já 26 pessoas ligaram para dizer que não votam em nenhum dos dois. Marquinhos tem o desafio pela frente de vencer a desconfiança dos eleitores. Após duas eleições (2012 e 2016) em que anunciou lançar-se prefeito, sempre acabou aderindo a um dos lados no calor do jogo.

Já Elyzandro Nogueira vem tentando sustentar a bandeira do novo e prometendo aplicar um conceito de gestão diferente da chamada “velha política” com a ajuda de um grupo de empresários e profissionais liberais chamado Nova Via. Nogueira tem, no entanto, o desafio de vencer o anonimato fazendo-se conhecer para o máximo de pessoas até a batalha de 2020. São os únicos pré-candidatos certos na disputa, até segunda ordem.

O QUE DIZEM?

Elyzandro Nogueira, em entrevista ao Farol em agosto:

“A Nova Via tem um compromisso assumido desde já com todo e qualquer cidadão que cansou de assistir a alternância de poder, onde os mesmos grupos se revezam e utilizam os mesmos cargos para encherem a Prefeitura de parentes, de pessoas não técnicas, de gente que não cumpre expediente e até de gente que está ali apenas para ofender àqueles que cobram seus direitos e denunciam desmandos. Quem consegue alguma coisa sem intermédio de um vereador ou de um assessor seu? A Nova Via tem plena convicção de que o sentimento de mudança pertence a grande maioria dos brasileiros e as eleições de 2018 mostraram claramente isso. Os municípios têm que acompanhar este sentimento. Chegou a hora também de romper ciclos dentro dos municípios, onde o cidadão que não vem de uma família rica ou tradicional na política, não pode sonhar em governar seu município”.

Marquinhos Dantas, à rádio Cultura FM, este mês:

“Eu tenho o sonho de ser prefeito. E dessa vez a gente não recua. Sobre a Nova Via eu não sei se vai ter um candidato a prefeito, não sei. Mas acho que a gente senta, seja com o pessoal da Nova Via ou o pessoal do PSL para gente ir para uma pesquisa e chegar num acordo para gente sair com um candidato. Serra Talhada não quer candidato da esquerda ou da direita, ela quer candidato que faça direito e faça a coisa certa. Que faça o que a lei manda fazer. Que trate o cidadão como um patrão, porque um prefeito tem que ser o primeiro empregado de uma cidade. Até a Bíblia diz: se quer ser o primeiro, seja servo de todos. No primeiro ano [de governo] vamos investir para acabar pelo menos com 80% da fome em Serra Talhada. No segundo ano, a gente pretende fazer um trabalho para acabar com o analfabetismo, só vai ficar analfabeto quem quiser. No terceiro ano, a gente quer ter Serra Talhada com pelo menos 70% asfaltada. Dá pra fazer? Dá, principalmente porque a gente vai estar antenado com o Governo Federal”.