furto-celularEm apenas duas noite do polo nacional durante a Festa de Setembro 2016, a delegacia de Polícia Civil já registrou, pelo menos 21 celulares furtados dentro do pátio de eventos da Lagoa Maria Timóteo, no Centro da cidade. Levantamento realizado pelo FAROL contabilizou 16 aparelhos roubados só na primeira noite e mais cinco nessa terça-feira (5). Para compensar, a PM conseguiu identificar três pessoas suspeitas de realizar os crimes (veja).

Em conversa com a nossa reportagem, o comissário de polícia, Cornélio Pedro da Costa, dá dicas de prevenção alertando a população para que evitem expor celulares, smartphones e iphones durante o evento. “Muita gente está levando os aparelhos para fazer selfies e filmagens, mas não percebem que esses ladrões estão observando as possíveis vítimas de uma certa distância e eles não agem sozinhos. Por isso é preciso muito cuidado”, alerta o comissário.

Ele detalha que o mais indicado em eventos de grande porte – como no caso da Festa de Setembro – é deixar celulares, smartphones e iphones em casa. Se não der, então, medidas preventivas dentro do evento devem ser tomadas. A primeira delas é evitar os espaços onde a aglomeração de pessoas dificulta a locomoção.

“Porque esses ladrões, conhecidos como punguistas, são ligeiros demais e muito habilidosos, aproveitam o contato físico da multidão para simular atritos para despistar a vítima, enquanto um segundo realiza o furto”, detalha Cornélio. O comissário aponta para a importância de sempre se manter alerta porque os ladrões podem visualizar e escolher vítimas que aparentem mais desatenção, especialmente, devido a bebida alcoólica.