Do G1 PE

Das 17h da quinta-feira (27) às 17h desta sexta-feira (28), a Prefeitura do Recife registrou 75 milímetros de chuvas na capital pernambucana, volume previsto para cinco dias. Com esse valor, o acumulado do mês de julho chegou a 440 milímetros, que representa quatro vezes mais do que o volume registrado no mesmo período de 2016.

Nas 24 horas em que houve esse volume de chuvas, a Defesa Civil recebeu 75 chamados para vistorias e colocação de lonas plásticas em barreiras. Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) registrou três ocorrências de queda de árvores nos bairros da Tamarineira e da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, e no bairro de Santo Amaro, no Centro da capital pernambucana.

Da meia-noite às 17h desta sexta (28), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou 23 acidentes de trânsito, dos quais 20 não tiveram vítimas. No mesmo intervalo, houve falhas em 23 semáforos e, até as 17h, 20 equipamentos foram consertados.

Diante do alerta de chuvas moderadas e fortes emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) para a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata do estado, a Defesa Civil do Recife orienta moradores de áreas de risco a procurarem abrigo em locais seguros em caso de necessidade. O órgão pode ser acionado através do número 0800 081 3400. A ligação é de graça e o atendimento funciona 24 horas por dia.