Em 4 anos: ST registra queda de 95% no número de adolescentes encaminhados à FunaseSerra Talhada registrou uma redução de 95% no número de adolescentes encaminhados à Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) nos útimos quatro anos. Os dados foram divulgados ao FAROL pela equipe de assistência social do Núcleo de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Capital do Xaxado, localizado no centro da cidade. Em 2009, quando foi instituído no município, o Núcleo tinha uma média de registro de 45 garotos encaminhados à Funase, antiga Febem.

Com o surgimento da equipe de Liberdade Assistida, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social – que atua em parceria com a Justiça, tendo um corpo de assistentes sociais e psicólogos atuando junto aos adolescentes e às famílias -, os dados caíram para apenas dois garotos internos em 2013.

Segundo a assistente social Josane Valéria, cerca de 30 adolescentes de vários bairros da cidade e diferentes classes sociais estão sendo atendidos pelo Núcleo, atualmente.

A unidade funciona como um estágio de alerta aos jovens envolvidos em atos infracionais como furtos, agressões físicas e infrações de trânsito. Se uma vez assistido pelo núcleo e, mesmo assim, recair no erro, o adolescente acaba indo direto para a Funase, onde ficará por pouco mais de um mês. “Mas nosso trabalho está dando tanto resultado que obtivemos um registro baixíssimo de reincidência”, declarou Josane Valéria.

DESAFIOS

Um dos grandes desafios da gestão municipal é fortalecer a rede de atenção protetiva a crianças e adolescentes, com a inclusão de jovens em atividades e acompanhamento deles no âmbito familiar. Para isso, o município dispõe de Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) em vários bairros.

Além de atuar junto às famílias dos jovens, o Núcleo de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Capital do Xaxado tem agido num trabalho de prevenção oferecendo palestras junto às escolas. No início da semana, assistentes sociais estiveram na escola Methódio Godoy, na Cohab. E visitaram, por duas vezes, o colégio Cornélio Soares.

Para as escolas interessadas em convocar os trabalhos da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social ligada ao Núcleo de Liberdade Assistida os telefones são: (87) 3831-3248/(87) 9626-0848.