O novo aeroporto de Serra Talhada deve ser gerido pelo município. Essa foi a principal tese defendida pelo prefeito da Capital do Xaxado, Luciano Duque (PT), durante audiência com a direção da Secretaria de Aviação e Aeroportos do Governo Federal, nessa quarta-feira (27). Acompanhado do deputado da bancada petista no Congresso, Pedro Eugênio, o gestor encaminhou ofício ao ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, solicitando a inclusão de Serra no Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos.
Duque está em Brasília desde a última terça-feira (26) realizando uma série de audiências com senadores, deputados e técnicos do Governo Federal com o objetivo de levar investimentos para a Capital do Xaxado. Ele retorna para Serra Talhada nesta sexta-feira (1).
Em resposta à solicitação do prefeito da Capital do Xaxado, a Diretora da Secretaria de Aviação e Aeroportos, Fabiana Todesco, garantiu que o município está entre os contemplados com investimentos – cerca de R$ 16 milhões – do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para reforma e ampliação do aeroporto. “A novidade é que estes recursos serão geridos pelo Banco do Brasil, que atuará como parceiro dos municípios e do estado na logística e gestão orçamentária dos recursos”, explicou Todesco.
Além de ofício, Luciano Duque apresentou também um esboço aos técnicos da Secretaria de Aviação evidenciando as características econômicas e sociais da cidade, e como seria importante priorizar o município nas obras de reforma e ampliação do aeródromo. “Nós sempre cuidamos da administração do aeroporto de Serra. Por isso acho importante nos delegar essa tarefa agora que confirmamos que o nosso aeródromo vai receber investimentos do PAC”, ratificou Luciano Duque, durante a reunião.

Segundo Fabiana Todesco, neste momento, o BB vem realizando cerca de 100 visitas de vistorias e coleta de informações por semana em todo o País. “Serra Talhada irá receber em breve essa equipe. Podem se preparar”, avisou. Segunda ela, o banco está entrando em contato com as gestões estaduais para disponibilizar um link na internet pedindo informações técnicas aeroportuárias de cada município contemplado no programa.
“Temos a informação que o Governo do Pernambuco ainda não recebeu o comunicado, e já que o senhor está aqui, pedimos que entre em contato com eles também demonstrando o interesse de gerir o aeroporto de Serra Talhada. Se for consenso, entre município e estado, o Governo Federal não vê problema em delegar a administração para a cidade”, ratificou a Diretora da Secretaria de Aviação e Aeroportos. Luciano Duque disse que irá fazer gestão junto ao Governo de Pernambuco para agilizar esse acordo.

EXIGÊNCIAS – Os técnicos alertaram sobre a necessidade da Prefeitura de Serra Talhada começar a pensar a formação de uma equipe técnica para gerir o aeroporto. Bem como modificar o Plano Diretor municipal com a inclusão de medidas de segurança contra foco de pássaros no aeródromo e plano de zoneamento da pista de até 15 km. “O município que estiver na frente em todas as exigências, acabará recebendo os investimentos primeiro”, alertou Fabiana Todesco.
Da Assessoria
14 comentários em EM BRASÍLIA, Duque cobra gestão municipalizada do aeroporto de ST