Do Diario de Pernambuco 

Visto como decisivo na eleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2018, o eleitorado evangélico tem cada vez mais ocupado o espaço nas estratégias dos pré-candidatos à presidência. Neste domingo (31), foi a vez de Ciro Gomes (PDT) acenar ao segmento. O presidenciável esteve no culto dominical da Igreja do Senhor Jesus, em Fortaleza.

O ex-governador do Ceará acompanhou o culto ao lado da esposa, Giselle Bezerra, e do ex-deputado federal – e recém filiado ao PDT – Cabo Daciolo, que é evangélico. Ex-presidenciável, Daciolo chegou a lançar sua pré-candidatura pelo Brasil 35 (antigo PMB), mas desistiu da empreitada em prol do pedetista.

Sediada na capital cearense, a Igreja do Senhor Jesus é comandada pelo apóstolo Luiz Henrique. O religioso é deputado estadual pelo Progressistas, que integra a base de apoio do governador Camilo Santana (PT).

Veja também:   Acordo UE-Mercosul é 'muito ruim', 'façamos um novo', diz Macron

A visita de Ciro à igreja pentecostal não é o primeira tentativa de aproximação com os evangélicos. No ano passado, o pedetista divulgou nas redes sociais um vídeo onde aparecia com uma Bíblia e uma Constituição em cada mão. “Se observamos bem, veremos que ideias centrais do cristianismo inspiram a vida de todos”, disse na peça.

Representando cerca de 30% da população brasileira, a conquista do segmento é vista como fundamental para derrotar o atual presidente.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, Lula chegou a se reunir, no ano passado, com o bispo Manoel Ferreira da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro. O PT também se prepara para lançar, nos próximos meses, um programa no YouTube voltado para o segmento.

Veja também:   Médico serra-talhadense é preso suspeito de agredir esposa na PB

Eleito com a preferência deste eleitorado, Bolsonaro busca fidelizar o voto dos “irmãos” ao reafirmar conexões com líderes de grandes igrejas.

No último levantamento realizado pelo PoderData, o atual mandatário e o petista aparecem empatados tecnicamente nas intenções de voto do eleitorado evangélico, com pequena vantagem de Bolsonaro (40% x 36%). Já Ciro Gomes aparece com apenas 1%.