Em busca de audiência, Youtuber derrubou avião e agora pode ser preso

Foto: Reprodução/Youtube

Por Revista Forum

 

Trevor Jacob é um youtuber de 29 anos que causou um acidente aéreo propositadamente, derrubando seu próprio avião, em busca de audiência. Ele sobreviveu e agora é investigado pelas autoridades dos Estados Unidos, podendo pegar até 20 anos de prisão.

Piloto e paraquedista, ele sabe como proceder em situações semelhantes, o que fez com que o vídeo em que provoca o acidente e em seguida salta de paraquedas obtivesse sucesso. Em acordo judicial, Jacob revelou que a gravação fazia parte de acordo com um patrocinador.

O êxito da gravação inclusive foi verificado no YouTube, onde o vídeo publicado em dezembro de 2021 teve mais de 3 milhões de visualizações. Ao longo de 12 minutos, Jacob decola, avisa os internautas que irá causar o acidente e pula de paraquedas. É possível ver imagens do salto e imagens do próprio avião em queda livre, a partir de câmeras instaladas na aeronave. A decolagem foi feita em uma pista na cidade de Santa Bárbara, na Califórnia, e tanto a queda do avião como a aterrissagem do paraquedista ocorreram em Los Padres, uma área florestal montanhosa próxima do local de decolagem.

“Ele não pretendia chegar a um destino. Em vez disso, tinha planejado ejetar da aeronave durante o voo e filmar a si mesmo saltando de paraquedas e o próprio avião na medida que perdia altura e colidia com a montanha”, disse à imprensa a Promotoria do Distrito Central da Califórnia.

Após a queda da aeronave, Jacob foi ao local recuperar as filmagens das câmeras que instalou no avião. De acordo com a Justiça dos EUA ele ainda teria destruído ou desaparecido com os destroços da aeronave, o que de obstruiu as investigações.

À época, o youtuber reportou o acidente aoConselho Nacional de Segurança nos Transportes, assumindo a responsabilidade pelo acidente e pela preservação dos destroços, que não saberia onde estavam. Mas as investigações apontaram que ele não apenas sabia onde o avião tinha caído, como voltou ao local de helicóptero no ato de recuperação das filmagens.

O youtuber concordou em se declarar culpado pelas acusações de obstrução da justiça e ocultação de provas. Ele é esperado nos tribunais a partir da próxima semana e teve sua licença de piloto cancelada.