Barack Obama durante cúpula nuclear em Washington com Jonh Kerry, David Cameron, François Hollande e Xi Jinping (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente dos EUA Barack Obama disse nesta sexta-feira (1) na Cúpula de Segurança Nuclear, que reúne delegações de 50 países em Washington, que o acordo nuclear com o Irã tem sido bem sucedido até agora, mas ainda tomará tempo para que o país se reintegre à economia global. Obama disse que os seis países que chegaram ao acordo em Teerã terão que continuar trabalhando para que ele seja totalmente implementado, informa a Reuters. Ele ressaltou ainda que o acordo não resolve todas as diferenças dos EUA com o Irã.

Na quinta-feira, na mesma cúpula, o presidente americano se encontrou com o presidente da China Xi Jinping e falou com ele sobre disputas marítimas internas do país asiático e sobre direitos humanos. Segundo um comunicado divulgado nesta sexta pela Casa Branca, Obama afez um apelo para que a China resolva pacificamente suas disputas marítimas com países vizinhos para manter a navegação livre na região, uma referência às disputas atuais na costa sul do país.

Ele também discutiu o apoio americano aos direitos humanos na China e a importância de estabelecer um cenário de competição justa das empresas no mercado chinês.

Do G1