O deputado Inocêncio Oliveira (PR) resolveu se contrapor a decisão do Governo Federal que prorrogou a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que beneficiou a indústria automobolística, mas penalizou os municípios com a redução drástica do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O deputado fez um duro pronunciamento da tribuna da Câmara Federal, no último dia 2 de abril, e abriu o verbo contra a medida.

“Essa isenção do IPI tira cada vez mais recursos dos municípios mais pobres. Se o FPM representa pouco para os Estados do Sul e Sudeste, representa muito para os Estados do Nordeste, que mais uma vez, sofrem com a pior seca dos últimos 50 anos”, disparou Inocêncio Oliveira.

Indignado com o ‘arrocho’ imposto aos municípios, o deputado republicano aproveitou para dar uma sugestão a presidente Dilma Rouseff. “O Governo Federal devia tirar recursos da isenção do COFINS e do PIS, que são contribuições próprias do governo. Não podia tirar do IPI ou do Imposto de Renda (IR) que fazem parte do fundo de participação de estados e municípios”, declarou Oliveira.