Três dias após a publicação da matéria sobre os gastos de diárias durante viagem à Brasília, no DF, {relembre), o presidente da Câmara, Nailson Gomes, enviou nota à redação do FAROL afirmando que a reportagem tentou ‘macular a sua imagem’ e que havia uma ‘polêmica’ desnecessária. Nailson Gomes defendeu o gasto de R$ 4, 5 mil em apenas uma semana. Confira!

NOTA PÚBLICA

O Presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada-PE, em face o conteúdo da matéria contida nesse portal de notícias intitulada “Presidente da Câmara de ST gastou mais de R$ 4 mil em diárias”, vem, por meio desta, com vista a restabelecer a verdade, prestar os seguintes esclarecimento:

A matéria tenta macular a participação do Presidente do Legislativo Municipal no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido na Capital Federal, entre os dias 24 a 28 de abril de 2017, como inexistente ou sem necessidade, pelo fato de não ter sido divulgada sua estadia durante o encontro nas redes sociais.

De início cabe esclarecer que o Poder Legislativo Municipal recebeu um convite da Frente Nacional dos Prefeitos, sediado no Setor de Rádio e TV Sul, Record, Sala 603 – Brasília-DF, para participar do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido na Capital Federal, entre os dias 24 a 28 de abril de 2017. Evento de Iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No referido encontro, foram reunidos vários prefeitos, gestores municipais, autoridades do governo federal, parlamentares, além de representantes de entidades, universitários e professores para pautar os mais diferentes assuntos que envolvem os municípios, dentre eles “Reinventar o Financiamento e a Governança das Cidades”.

Foram 22 salas temáticas com diferentes assuntos, entre eles: inovações para transformar a gestão e qualificar o gasto; garantia da qualidade e do acesso universal à saúde; financiamento e implementação da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); cidades inteligentes, humanas e eficientes; desafios da mobilidade urbana; eficiência energética, iluminação pública e energias renováveis; transparência na gestão, prevenção e combate à corrupção, entre outros.

Diante da importância dos temas discutidos, inclusive com repercussões na gestão administrativa municipal, a Presidência do Legislativo Municipal de Serra Talhada decidiu participar do mesmo, tendo comparecido integralmente a todos os atos do encontro, conforme certificado em anexo.

A polêmica (irresignação) promovida pelo blog não se trata da importância da participação do Presidente do Legislativo no evento, tanto é que sequer deu a trabalho de pesquisar quais os temas que foram tratados no encontro e sua relevância para Serra Talhada, mas apenas e tão somente pela falta de divulgação dos atos e participações do Presidente do Legislativo municipal de Serra Talhada nas redes sociais.

Assim, cabe a essa Presidência do Legislativo Municipal de Serra Talhada em respeito aos munícipes e com vista a restabelecer a verdade dos fatos, ampliar a transparência já promovida, expondo a população a importância, relevância e profundidade dos temas dos quais o legislativo municipal de Serra Talhada não poderia deixar de participar.

Cabe, por fim, esclarecer que os valores recebidos destinaram-se ao custeio de deslocamento (aéreo e terrestre), estadia (hotel) e alimentação, durante os dias em que a Presidência do Legislativo Municipal de Serra Talhada se encontrava em viagem.

Prestado os esclarecimentos acima, e restabelecida a verdade, colocamos a disposição da sociedade para prestar demais esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,
Nailson da Silva Gomes
Presidente