Publicado às 05h05 desta sexta-feira (5)

Após matéria do Farol de Notícias, publicada na coluna ‘A Voz do Leitor’, a Prefeitura de Serra Talhada emitiu uma nota de esclarecimento para rebater o questionamento da proprietária da casa que entrou em contato com a redação para reclamar de uma árvore retirada de seu imóvel, sem o seu consentimento, pela sua inquilina com apoio da prefeitura e dos moradores da localidade. 

No documento, a Secretaria de Meio Ambiente ratifica que a árvore, localizada Rua Manoel Pereira Lins, entre as casas de número 951 e 955, passou por um laudo técnico que constatou a empestação de cupins na estrutura da planta, que comprometeu e oferecia risco de tombar e causar acidentes no local. Confira o comunicado na íntegra:

COMUNICADO OFICIAL – NOTA DE ESCLARECIMENTO

Veja também:   Hospital Geral, em ST, só em abril de 2019

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com a Agência Municipal de Meio Ambiente vem a público esclarecer sobre a matéria titulada “Prefeitura derruba árvore em Serra Talhada e irrita moradora” do site Farol de Noticias (relembre), que no dia 25 de março do ano corrente, uma senhora compareceu a sede destas instituições solicitando a liberação da supressão da espécie Ficus benjamina (Ficus) localizada entre as casas de número 951 e 955 na Rua Manoel Pereira Lins.

Os Fiscais Ambientais foram ao local e assim constataram através do Laudo Técnico que a árvore estava com sua estrutura toda comprometida devido à infestação de cupim, pois parte da sua raiz apresentava sinais de apodrecimento, podendo tombar a qualquer momento, também foi verificado o dano que a raiz estava causando na propriedade de numero 951, onde o piso foi quebrado por causa do crescimento da raiz.

Veja também:   Australiano é morto por canguru que mantinha como animal de estimação

Vale evidenciar que a presente espécie exótica (Ficus), não é recomendada para arborização urbana, em virtude de que suas raízes invadem tubulações à procura de água e ainda danificam as estruturas de calçadas, pisos e calçamentos. Assim, foi recomendado plantar no local a Aroeira, que é uma espécie de árvore nativa da região, que não causa esse problema das raízes e a sua madeira é resistente ao cupim.

Autorização de Supressão, só foi liberada após a compensação ambiental “o requerente deverá repor a vegetação por três mudas de espécie nativas”, duas destas mudas serão utilizadas na arborização de praças e a terceira muda (Aroeira) será plantada no mesmo local da que foi suprimida.

Veja também:   Duque diz que 'tudo é comprado à vista' na prefeitura

Deixamos em evidencia também, que a equipe de podas da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, não faz qualquer tipo de serviço particular, neste caso foi a requerente que contratou um podador particular para fazer a supressão da árvore exótica.

Sempre primando pela melhoria da arborização urbana e a qualidade de vida dos cidadãos do município de Serra Talhada, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.