Publicado às 14h45 desta sexta (5)

Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Mesmo com a maior parte do comércio fechado e diante o pleno avanço de contágios pela covid-19, a população de Serra Talhada parece mesmo disposta a enfrentar os custos que o novo coronavírus pode causar. A reportagem do Farol foi às ruas do Centro da cidade nesta sexta-feira (5) e se deparou com um cenário preocupante, com muita gente – mesmo usando máscaras – desafiando a pandemia global.

É neste momento que a Prefeitura começa a flexibilizar alguns comércios e estuda lançar um plano de reabertura gradual dos estabelecimentos. Nas últimas duas semanas (do dia 18 ao dia 2 de junho), o Índice de Isolamento Social de Pernambuco – feito pelo Ministério Público em parceria com o Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) – indicou uma queda brusca no isolamento na cidade [veja aqui].

No dia 18 de maio, o município havia atingido 49,4% de obediência aos decretos por distanciamento. Duas semanas depois, a Capital do Xaxado atingiu a taxa de 36,7%, num momento de forte ascensão de casos na cidade [veja aqui]. Enquanto isso, a covid-19 avança em Serra Talhada. Até esta sexta, são 170 casos confirmados, 14 em investigação, 979 descartados, 79 recuperados e 5 óbitos.

Centro de Serra Talhada amanheceu lotado em plena pandemia da covid-19