compesa_400x400Após matéria do FAROL DE NOTÍCIAS com a reclamação de moradores do bairro AABB sobre distribuição desigual no bairro (relembre), a Companhia de Águas de Saneamento de Pernambuco (Compesa) emite uma nota garantindo que as devidas providências já foram tomadas para resolver o problema. Confira a nota da Compesa na íntegra. 

Nota de Esclarecimento

A Compesa informa que tem a obrigação de investigar qualquer denúncia correlata a sua prestação de serviços, pois trata-se de denúncia grave e a Compesa possui código de ética que condena este tipo de conduta. Assim, a matéria “Moradores reclamam que estão prejudicados por distribuição desigual de água” já foi tratada e soluções foram aplicadas. Porém, é fundamental esclarecer que, segundo a Constituição Federativa do Brasil, em seu capítulo I, art. 5º, inciso LVII – “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”.

Devido ao aumento significativo de residências em logradouros e loteamentos precários de documentação (ao qual as ruas projetadas da AABB se incluem), em 2014 foi debatido junto ao Ministério Público, solicitantes de novas ligações, construtores e prefeitura as limitações e o impacto que as expansões não planejadas causaria ao sistema de abastecimento de água de Serra Talhada. Na ocasião explanou-se as responsabilidades e as precariedades na documentação e ações preconizadas pelo Decreto Nº 36.284, de 02 de março de 2011 – Capítulo III dos loteamentos e conjuntos habitacionais – que estabelece o Regulamento Geral do Fornecimento de Água.

Considerando a estiagem que persiste em nossa região, a Compesa implantou em Serra Talhada programa de rodízio de água almejando melhor gestão dos Recursos hídricos disponíveis no açude Cachoeira II. Em paralelo, pode-se observar interrupções no sistema de abastecimento em virtude de imprevistos, como estouramento de adutoras, lavagem da Estação de Tratamento de Água, falta de energia, problemas-eletro-mecânicos, dentre outras atividades, que são comunicadas pelos meios de comunicação em massa a exemplo do site Farol.

Os registros de falta de água em regiões ou logradouros específicos devem ser comunicados através de nossa loja de atendimento sito na rua Afonso Magalhães, s/n de fronte a praça Manoel Pereira Lins (anexo da Coordenação Regional de Serra Talhada), para que assim a coordenação tenha conhecimento da situação e execute as devidas providências como visita in loco para detecção e resolução do problema e/ou explicação ao usuário do motivo do transtorno ocorrido.
Apresentando votos de estima e consideração, estamos a inteira disposição de maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Coordenação Regional de Serra Talhada – CRE Serra Talhada
Gerencial Regional de Negócios do Pajeú – GNR Pajeú