Publicado às 04h27 deste sábado(31)

Nessa sexta-feira (30), Mariá Lopes de Souza,  23 anos de Campinas – SP, entrou em contato com o Farol para localizar sua tia Maria de Fátima Lopes dos Santos Gomes. Segundo Mariá, ela conseguiu informações de que a tia está morando no 6º Distrito Tauapiranga conhecido como São João do Barro Vermelho. Além da tia, Mariá quer encontrar a prima, filha de sua tia já  falecida, que se chama Márcia e mora no bairro do IPSEP em Serra Talhada.

Maria Margareth Lopes dos Santos, 58 anos, mãe de Mariá, passou por uma infância muito difícil em Serra Talhada, ela morava próximo ao Açude da Borborema e perdeu a mãe ainda muito nova. Segundo ela, a mãe morreu em um acidente de carro e nunca conheceu o pai, ficou na casa somente ela e os irmãos Maria de Fátima Lopes dos Santos Gomes, Francisco Lopes dos Santos, Guimar Lopes dos Santos e Heleno Lopes dos Santos. Mariá conta um pouco sobre a trajetória de sua mãe:

“Minha mãe procura os irmãos dela e uma sobrinha, ela morou no perto do açude da Borborema e não lembra quantos anos tinha na época, porque ela era criança. A mãe dela [Amélia Lopes dos Santos] morreu atropelada e só morava a mãe e as crianças, minha mãe não conheceu o pai, depois que minha vó morreu minha mãe e meus tios ficaram largados. Quando a mãe dela morreu, apareceu um homem na casa deles falando que era um irmão mais velho, sendo que ninguém sabe se é verdade ou não, o nome dele era Antônio e tinha dito que tinha ido cuidar deles. Ele colocava minha mãe e os irmãos para pedir esmolas e batia muito neles, até que um dia minha mãe fugiu.”

Maria Margareth pediu para o irmão Francisco fugir com ela, mas ele tinha medo de Antônio descobrir e matá-los, com isso ela perdeu total contato com o único irmão que ainda morava com ela na época. Sua vida não foi nada fácil, mas a esperança de encontrar os irmãos é imensa. Mariá relata como os tios foram separados:

“Um dia chegou uma mulher e levou uma das irmãs de minha mãe, o nome dela é Maria de Fátima e minha mãe soube que ela foi levada pra Recife, aos poucos foram levando os outros e ficou só minha mãe e Francisco em casa, mas minha mãe não aguentou e fugiu. Uma mulher que costumava dar esmola a ela a acolheu e em seguida umas pessoas de São Paulo trouxeram minha mãe para cá. Na adolescência ela trabalhava de doméstica, era muito humilhada, até que ela foi parar em uma cidade chamada Itapetininga, começou a trabalhar, casou teve três filhos e depois foi para o uma cidade chamada Sete Barras, casou novamente e teve mais 5 filhos.”

Mesmo com a vida feita, com os filhos criados, Maria Margareth nunca parou de sonhar em reencontrar seus irmãos. Teve informações que Francisco está morando no Tocantins e que Heleno e Guimar já faleceram. Soube que Guiomar teve uma filha que se chama Márcia e mora no bairro do IPSEP, ela tem muita vontade de conhecer sua sobrinha. Se alguém tiver qualquer informação sobre Márcia ou Maria de Fátima, entrar em contato com o Farol de Notícias.