Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 05h16 desta quarta-feira (7)

Diante do contexto conflituoso da retomada das aulas presencias do estado e da greve dos professores, nesta segunda-feira(5), o Farol foi às ruas visitar duas escolas de referência em Serra Talhada para acompanhar como foi o primeiro dia do retorno dos alunos do 3º ano.

A primeira escola foi a EREM Solidonio Leite. Na ocasião, a reportagem conversou com a gestora Girlene Pereira e ela afirmou que, neste primeiro momento, tinha apenas 6 alunos devido a falta de transporte para alguns. Segundo ela, cerca de 50% dos alunos retomariam as aulas presenciais.

A gestora afirmou que a escola está preparada para esse retorno, que estão seguindo todos os protocolos, mas se, porventura houver qualquer indício da doença na escola, imediatamente tomaram as devidas recomendadas pelo protocolo porque a saúde é prioridade.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

”Todo o protocolo que foi nos enviado está sendo seguido, desde da entrada até os ambientes internos. Na entrada temos o tapete higienizador, o termômetro e o álcool, nas dependências temos as pias com água e sabão para lavarem as mãos e no momento da alimentação também estão sendo tomados todos os protocolos. Todos nós temos receio, mas estamos confiantes”, disse a gestora.

Em visita ao EREM Cornélio Soares, o Farol apurou que não houve a retomada das aulas presenciais nesta terça-feira(6), uma vez que 100% dos professores aderiram a greve decretada nessa segunda-feira(5), mesmo que não houvesse a greve, há cerca de 90% de resistência por parte dos país dos alunos do 3º ano.

Veja também:   'Ou se trata pobre como o rico ou não me interessa', diz pré-candidato em ST

Segundo o gestor, Carlos Guimarães, de um total de 110 alunos, apenas 9 retomariam as aulas presenciais. Ele ainda afirmou que o receio maior dos pais não é no ambiente escolar, mas sim fora da escola, no percurso casa a escola.

”Como 100% dos nossos professores aderiram a greve, continuamos com as aulas remotas. A escola está preparada, com 100% dos protocolos recomendados, seguimos tudo a risca, mas não foi possível retomar devido a adesão da greve. Se tivéssemos retomado, de 110 alunos que cursam o 3º ano, teríamos apenas 9. Ligamos para todos os pais, mas muitos temem o que pode acontecer com os filhos fora da escola.”

SINTEPE SUSPENDE RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

Ainda na manhã dessa terça-feira (6) o SINTEPE conseguiu na justiça através do Excelentíssimo Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Dr. Augusto Napoleão Sampaio Angelim a suspensão imediata do retorno das aulas presenciais das escolas estaduais de Pernambuco, até que adotem medidas necessárias para garantir o direito à saúde dos profissionais de educação.