Foi preciso contar nos dedos as vezes que o candidato do PT em Serra Talhada, Luciano Duque (PT), arriscou mencionar seus adversários no palanque montado do distrito de Varzinha, na noite dessa sexta-feira (31). Duque mudou de estratégia: parece que vai se preocupar, neste último mês de campanha, em falar de propostas. E só. Após o porta a porta, ele se comprometeu em assegurar ambulância, escola, creche, poços artesianos, casas e, ainda, calçamento para todos os moradores de Varzinha.

Nas poucas vezes que o petista intencionou alfinetar o rival, Sebastião Oliveira (PR), foi até comedido. Disse apenas que o candidato republicano é “um cabra bom de promessas”, pois soube que “Sebá” prometeu calçar Varzinha por completo. “Pense num cabra bom de promessas. Mas no nosso palanque temos é compromisso. E por isso, firmo de público com todos vocês, que Varzinha vai receber, em breve – porque já está comprada – uma ambulância e, assim, atenderemos todos os distritos de Serra com este serviço”, iniciou.

“Iremos trazer também o projeto da escola de ensino médio para esse distrito, com o intuito de evitar que os alunos de desloquem para Serra Talhada. E dessa forma vamos atender os alunos das regiões da Beira do Rio, do Poço Escuro, Poço Redondo, Juazerinho e outras comunidades”, garantiu Duque, revelando que solicitou recursos ao presidente nacional do PT, Rui Falcão – durante visita a Serra -, para construção de uma creche nos distritos de Varzinha e Caiçarinha da Penha. “E ele nos garantiu o repasse”, revelou.

Duque se comprometeu ainda em resolver o problema da água em Varzinha, rebatendo o discurso da oposição, que também garante solucionar a questão hídrica no distrito focando na instalação de um ramal da Adutora do Pajeú, obra assegurada pelo Governo Federal e o estadual. “Enquanto não somos beneficiados com as águas do Rio São Francisco, iremos perfurar poços”, prometeu. Luciano Duque fez questão de anunciar a ampliação do programa Minha Casa Rural na comunidade e garantiu a continuidade das obras de calçamento do distrito.

MÚSICA E FOME 

Somando-se ao pobre “rosário” de críticas disparadas contra a oposição, o petista acusou os adversários de serem os responsáveis de tirar da mesa do povo o bode, o peixe e também o leite. Os alimentos eram fornecidos mediante programas sociais dos governos estadual e federal na cidade. Mais incisiva, a candidata a vice de Duque, Tatiana Duarte (PSC), disparou: “eles ainda estão fazendo música e dançando nas ruas comemorando a fome de vocês, pois foram eles que não deixaram mais que os alimentos chegassem nas bocas dos seus filhos. Eu lamento muito que estejam promovendo a fome na cidade e ainda se inspirando nela para fazer música de campanha”.