Embate entre crenças religiosas diferentes, qual delas salva?Publicado às 06h50 deste domingo (25)

Por Edson Nunes, colunista do Farol e petroleiro aposentado

Me dei a liberdade de estar aberto ao conhecimento da diversidade religiosa, crenças de cada irmão. Essa atitude me concedeu a liberdade e oportunidade de adentrar na maioria delas no Brasil, de sentir e vivenciar a forma de cada um manifestar a sua fé em Deus. Aprendi que em todas há testemunhos sólidos da presença de Deus nas pessoas mais simples que delas participam.

Essa razão me faz refletir que o embate entre crenças religiosas diferentes não é resultado do conhecimento da essência da palavra de Deus. Esse embate, historicamente, tem gerado conflitos, guerras, preconceitos, fanatismo exacerbado, destruição e mortes, utilizando o nome de Jesus Cristo em vão, ou como instrumento de poder de uma religião ou denominação! “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:8″”Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
1 João 4:19-20″

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.

Marcos 12:30-31″
Amar, reconhecer e compreender as diferenças é pavimentar a estrada de ligação verdadeira com Jesus Cristo, Deus.

Projetos de interesses do homem para edificar templos ao luxo, poder e fama na terra o leva a cavar o enterro do seu Espírito nessa breve passagem pela terra.

Agredir a natureza construída por Deus, é decretar fome, sofrimento e miséria para os irmãos mais humildes.
O Satanás induz a destruir a terra, a gastarem trilhões de dólares na fabricação de armas para matar.
Recursos aplicados por quem não se submete a vontade de Deus, que deveria ser utilizado para recuperar a natureza, erradicar a fome de milhões de Irmãos no mundo. Sou imperfeito, já errei muito ao longo da minha vida.

A partir da oportunidade concedida por Deus de aqui continuar, luto contra as minhas imperfeições, pecados, busco vencer todos os obstáculos interior, travando essa batalha desafiadora de ser menos imperfeito, ser o que Deus deseja desse seu filho amado.

Graças a Deus, com as provações que atravessei e atravesso, tenho aprendido muito, estudado muito. Associando a isso a base da fé inabalável em Deus. Essa base é ampliada com a leitura da história da Humanidade, da ciência, da filosofia, das culturas de cada povo, da geopolítica, da psicologia, etc.
Somente o conhecimento liberta o homem, pode transformar a humanidade para a construção de igualdade, liberdade e fraternidade para todos.

Utilizando a arma do amor para resgate das ovelhas perdidas.
“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.
Lucas 15:3-7.