DSC_0007vera gama 2O mecanismo de emendas impositivas aprovado pela Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), em outubro do ano passado, não saiu do papel. Na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (3), a vereadora Vera Gama (PHS) utilizou a tribuna para denunciar que a gestão do prefeito Luciano Duque (PT) não está preocupada em cumprir a lei, que determina a liberação, em obras, de R$ 15 mil para cada parlamentar. Em balanço feito pelo FAROL, 90% das emendas são para perfuração de poços artesianos.

“Aloquei uma emenda para a perfuração de um poço em uma comunidade e quero ver o seu cumprimento. Mas até agora nada. Houve muita luta para que este projeto fosse aprovado. Acho que não dar tempo esta liberação. Já estamos em agosto”, disparou Vera Gama, recebendo um aparte do petebista Francisco Pinheiro. “Eu também não tive a minha emenda liberada, com este mesmo objetivo: para perfuração de poço”. O líder do governo, Manoel Enfermeiro, rebateu as críticas em tom provocativo. “Não precisava vocês trazerem este assunto ao plenário, a gente pode marcar uma reunião com o prefeito para debater o assunto”.

GOVERNO SE COMPROMETE

Em conversa com a reportagem do FAROL, o secretário de Governo, Josembergues Melo, tranquilizou os vereadores e ratificou que todas as 15 emendas serão colocadas em práticas ainda este ano. “É claro que vai dar tempo para cumprir com o que foi aprovado e acordado com os vereadores. Aliás, já existem muitos poços sendo perfurados na zona rural. Não sei informar se são frutos das emendas parlamentares. Mas o governo vai cumprir a sua parte”, garantiu Melo. No ano passado, o prefeito Luciano Duque vetou o projeto, mas a câmara derrubou o veto do petista.