Do Folhape

Foto: Divulgação/Detran-PE

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) começa a emitir, na próxima quarta-feira (1º), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para realizar a substituição do atual documento pelo novo, a emissão será suspensa entre esta sexta-feira (27) e a próxima terça-feira (31).

A retomada do serviço, na quarta, será já com a nova versão da habilitação para novos habilitados. A mudança vale tanto para o documento físico quanto para o digital.

Segundo o Detran-PE, quem tem a CNH atual dentro da validade não precisa mudar o documento agora.

“A troca ocorrerá quando for efetivada a renovação ou caso o usuário solicite uma 2ª via, como definido na resolução”, explica o órgão de trânsito.

A interrupção da expedição também inclui a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que será retomada na mesma data definida para a CNH, na próxima quarta-feira (1º).

Agendamento
Serviços de renovação e mudança de categoria da CNH em Pernambuco devem ser agendados no site do Detran-PE.

A solicitação para a primeira prova destinada a primeira via da CNH, é realizada por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

No site do Detran-PE também é possível encontrar tabela com todas as taxas referentes a cada solicitação.

Nova CNH

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação traz informações sobre restrições médicas e atividade remunerada, codificada em campo específico.

No caso de atividade remunerada, por exemplo, o código é o 15, que vem acompanhado da sigla EAR (Exercício de Atividade Remunerada).

Quando há necessidade do uso de lentes corretivas, aparece um “A” para o código e para a sigla. Quando o documento for a Permissão para Dirigir (PPD), vem grafada a letra “P”, já no caso do definitivo apresenta um “D”. O tipo de veículo que o portador está habilitado vem marcado em tabela com imagens dos veículos.

Veja também:   Secretário revela data de entrega de duas grandes obras para ST

Estão mantidos no novo modelo da CNH, o QR Code, que guarda todas as informações do condutor, a cor verde com detalhes em dourado e a fotografia.

Também ficam mantidas a validade de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade, cinco anos para quem tem até 69 anos, e três anos para os condutores a partir dos 70 anos.

O documento mede 85 x 120mm aberto e 85 x 60mm dobrado.