Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST

Fotos Celso Garcia/Farol de Notícias

Com informações da repórter Manu Silva (do Farol)

Em uma cerimônia marcante para a história de Serra Talhada, a primeira criança foi vacinada contra a Covid-19 na sede da APAE, no Centro, na tarde dessa terça-feira (18). A esperta e corajosa Laura Xavier, de 6 anos, foi a contemplada para receber a imunização. Ela é moradora do bairro AABB, tem Síndrome de Down, estuda na Escola Municipal Zuleide Feitosa, no bairro Ipsep, é acompanhada há 4 anos pela entidade.

A equipe de reportagem do Farol de Notícias esteve presente para registrar o momento de muita emoção com a vacinação de Laura. Diante das lágrimas da mãe, Lourdinha Xavier, de 34 anos, a menina hesitou um pouco diante da agulha, mas em seguida sorriu e bateu palmas junto com a vibração dos familiares das crianças e profissionais de saúde que acompanharam o evento.

“Muito emocionada, mas muito confiante que tudo vai passar. Já tomei minhas duas doses da vacina e esperando a dose de reforço que eu tomo agora no dia 7 de fevereiro. Com Laura está tudo tranquilo, assim que iniciou a Covid a gente parou, ficamos quase um ano fora da Apae por conta do isolamento e retornamos após as flexibilização. Na nossa família todo mundo se vacinou e se cuidou, principalmente por ela que é mais vulnerável e a gente teve o cuidado dobrado”, comentou a mãe, Lourdinha, “APAE-xonada”.

Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST

De acordo com a coordenadora de saúde da APAE, Larissa Novaes, foram vacinadas 10 crianças da instituição escolhida para dar o ponta pé na ação de saúde no município. “A partir da inclusão das crianças no Plano de Vacinação Nacional, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada entrou em contato conosco para fazer a abertura da campanha aqui na Apae.  Para a gente é um marco porque é de extrema importância e vai fazer toda a diferença para essas crianças e o trabalho da Apae”, disse a profissional.

VACINAÇÃO DE 99% DAS CRIANÇAS

Ao Farol, a secretária de saúde do município, Lisbeth Lima, comemorou o início das imunizações e pontuou as diferenças apresentadas Pfizer, o laboratório fabricante, a Pfizer. Segundo ela, em adultos a dosagem é maior do que em crianças, os frascos das doses infantis são de cor laranja. O município pretende vacinar pelo menos 10 mil crianças serra-talhadenses, atingindo pelo menos 99% do público infantil.

Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST

“Muito feliz, porque hoje é importante que a gente faça a vacinação da criança pelo bem coletivo. A gente sabe que a Covid em crianças se manifesta de forma leve, muitas vezes a criança nem apresenta sintomas da Covid-19, porém essa criança é um possível transmissor para um adulto que pode possa ter uma comorbidade e uma complicação, mesmo que vacinado. A vacinação não evita de pegar a doença, mas se você pega é de forma leve. O que temos hoje em UTIs são pessoas que não terminaram o esquema vacinal ou que tenham alguma comorbidade. Nossa expectativa é vacinar em torno de 10 mil crianças dentro das especificidades”, finalizou a secretária.

CADASTRE SEU FILHO

O município inicia a imunização contra Covid-19 com 480 doses de crianças com 05 a 11 anos, com doenças neurológicas crônicas, doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas, diabetes mellitus, obesidade, imunossuprimidos, câncer e anemia falciforme.

O cadastro deve ser realizado no link: www.vacinaserratalhada.com.br.

Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST

Corajosa e feliz, Laura Xavier, de 6 anos, foi a primeira criança vacinada em Serra Talhada. Após receber a dose vibrou a aplaudiu junto da mãe Lourdinha

Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST

Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST

Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST

As primeiras crianças vacinadas em Serra Talhada receberam da Secretaria de Saúde um certificado de coragem junto de algumas guloseimas 

Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST Emoção na vacinação de crianças contra Covid em ST