Fotos Celso Garcia/Farol de Notícias

Com informações da repórter Manu Silva (do Farol)

Em uma cerimônia marcante para a história de Serra Talhada, a primeira criança foi vacinada contra a Covid-19 na sede da APAE, no Centro, na tarde dessa terça-feira (18). A esperta e corajosa Laura Xavier, de 6 anos, foi a contemplada para receber a imunização. Ela é moradora do bairro AABB, tem Síndrome de Down, estuda na Escola Municipal Zuleide Feitosa, no bairro Ipsep, é acompanhada há 4 anos pela entidade.

A equipe de reportagem do Farol de Notícias esteve presente para registrar o momento de muita emoção com a vacinação de Laura. Diante das lágrimas da mãe, Lourdinha Xavier, de 34 anos, a menina hesitou um pouco diante da agulha, mas em seguida sorriu e bateu palmas junto com a vibração dos familiares das crianças e profissionais de saúde que acompanharam o evento.

“Muito emocionada, mas muito confiante que tudo vai passar. Já tomei minhas duas doses da vacina e esperando a dose de reforço que eu tomo agora no dia 7 de fevereiro. Com Laura está tudo tranquilo, assim que iniciou a Covid a gente parou, ficamos quase um ano fora da Apae por conta do isolamento e retornamos após as flexibilização. Na nossa família todo mundo se vacinou e se cuidou, principalmente por ela que é mais vulnerável e a gente teve o cuidado dobrado”, comentou a mãe, Lourdinha, “APAE-xonada”.

De acordo com a coordenadora de saúde da APAE, Larissa Novaes, foram vacinadas 10 crianças da instituição escolhida para dar o ponta pé na ação de saúde no município. “A partir da inclusão das crianças no Plano de Vacinação Nacional, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada entrou em contato conosco para fazer a abertura da campanha aqui na Apae.  Para a gente é um marco porque é de extrema importância e vai fazer toda a diferença para essas crianças e o trabalho da Apae”, disse a profissional.

VACINAÇÃO DE 99% DAS CRIANÇAS

Ao Farol, a secretária de saúde do município, Lisbeth Lima, comemorou o início das imunizações e pontuou as diferenças apresentadas Pfizer, o laboratório fabricante, a Pfizer. Segundo ela, em adultos a dosagem é maior do que em crianças, os frascos das doses infantis são de cor laranja. O município pretende vacinar pelo menos 10 mil crianças serra-talhadenses, atingindo pelo menos 99% do público infantil.

“Muito feliz, porque hoje é importante que a gente faça a vacinação da criança pelo bem coletivo. A gente sabe que a Covid em crianças se manifesta de forma leve, muitas vezes a criança nem apresenta sintomas da Covid-19, porém essa criança é um possível transmissor para um adulto que pode possa ter uma comorbidade e uma complicação, mesmo que vacinado. A vacinação não evita de pegar a doença, mas se você pega é de forma leve. O que temos hoje em UTIs são pessoas que não terminaram o esquema vacinal ou que tenham alguma comorbidade. Nossa expectativa é vacinar em torno de 10 mil crianças dentro das especificidades”, finalizou a secretária.

CADASTRE SEU FILHO

O município inicia a imunização contra Covid-19 com 480 doses de crianças com 05 a 11 anos, com doenças neurológicas crônicas, doenças respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas, diabetes mellitus, obesidade, imunossuprimidos, câncer e anemia falciforme.

O cadastro deve ser realizado no link: www.vacinaserratalhada.com.br.

Corajosa e feliz, Laura Xavier, de 6 anos, foi a primeira criança vacinada em Serra Talhada. Após receber a dose vibrou a aplaudiu junto da mãe Lourdinha

As primeiras crianças vacinadas em Serra Talhada receberam da Secretaria de Saúde um certificado de coragem junto de algumas guloseimas