Fotos: Farol de Notícias / Celso Garcia 

Publicado às 04h35 desta quinta-feira (11)

Em uma emocionante cerimônia, a prefeita Márcia Conrado entregou a Praça Memorial às Vítimas da Covid-19 em Serra Talhada nesta quarta-feira (10). O espaço localizado por trás do Museu do Cangaço, na Vila Ferroviária, foi idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente, através do gestor Sinézio Rodrigues, com o projeto da bióloga e paisagista Érika Santana, para eternizar a memória das vítimas conhecidas e desconhecidas do município.

O evento contou com a presença dos familiares das vítimas homenageadas, vereadores, lideranças políticas, servidores públicos e a população em geral que foram tomados pelas lembranças dos anos críticos diante da Covid-19. Em um telão no palco da solenidade passaram fotos dos serra-talhadenses que morreram durante a pandemia que vitimou 203 pessoas na cidade.

Tomada pelas lembranças do vírus, a secretaria de Saúde, Lisbeth Rosa, relembrou sua trajetória de medo e luta como profissional de saúde nas frentes de batalha cara a cara com o vírus, até a chegada do Covid-19 em Serra Talhada e sua vinda para assumir a Secretaria de Saúde.

Veja também:   Policial militar morre em acidente nas proximidades de Bernardo Vieira, em Serra Talhada

“Nós profissionais de saúde fomos os soldados nessa guerra sanitária biológica. Eu nunca perdi a esperança, chegou 2021 e eu assumi a secretaria, queria estar lá ajudando, mas tinha medo também, sou ser humano. Mas passou, veio as vacinas e a ciência é grandiosíssima, e aprendemos como conduzir a doença. Mas eu tenho certeza que cada um de nós que sobreviveu a pandemia tem muita história para contar. Tudo que passamos é história, o vírus não foi embora, nós é que estamos imunizados”, comentou a secretária.

FAMÍLIAS HOMENAGEADAS

João Vitor, filho de Roberto Capotaria, representou todas as famílias das vítimas e agradeceu a todos que fizeram parte do projeto. “Desde já quero fazer meus agradecimentos a todos que fizeram parte desse projeto, desde o planejamento até aquele que plantou uma mudinha para representar a vida de cada um daqueles que faleceram. Não quero fazer um discurso triste, a tristeza eu já passei por ela, sinto a falta do meu pai, como aqueles que faleceram e cada familiar sente. Estar aqui é uma felicidade, pois estará eternizada a memória do meu pai”, destacou o jovem.

Veja também:   Bolsa Família: começa desbloqueio das famílias

Após às bênçãos do Padre Josenildo André e do pastor Helder Torquarto, a prefeita Márcia Conrado inaugurou a praça por meio do totem digital que contém a história de todos que partiram e falou em tom solene sobre o momento que permaneceu na Secretaria de Saúde para iniciar a preparação da cidade para a chegada da Covid-19.

“Quando eu estava pronta para pedir a exoneração da secretaria de Saúde para me dedicar a pré-campanha para prefeita recebemos logo pela manhã que a assustadora Covid-19 chegava a Pernambuco. E naquele momento eu não contei conversa, deixaria de ter tempo hábil de registrar a candidatura, mas não abandonaria a saúde… Que hoje a gente reviva tudo que se passou, mas que acima de tudo a gente construa um novo começo de mais esperança, de mais oportunidade e de mais amor. Pode não ser a maior obra que a gente entregue, em tamanho não é a maior, mas no valor sentimental eterniza a história de tantos em uma situação que a gente jamais vai esquecer, que foi essa pandemia”, arrematou a gestora.

Veja também:   Corpo de recém-nascido é encontrado no aterro sanitário de Caruaru, diz Polícia Militar

HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS

A Secretaria de Meio Ambiente ainda está disponível para receber as imagens e biografias das vítimas que ainda não fazem parte do memorial. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (87) 98875-5082.