O papel que o filtro secador desempenha no sistema de ar condicionado automotivo é muito importante quando o assunto é o sistema de refrigeração, e segundo o site AutoPecasStore.pt tem a função de manter o sistema livre de possível umidade que se forma quando o sistema funciona. É responsável também por absorver partículas que se desprendem do sistema. Por esse motivo o filtro é colocado na tubulação de maneira que o fluido passe no seu interior.

Dessa maneira, é importante saber que em um sistema de ar condicionado automotivo existem dois tipos de filtro secador, sendo que um é um tipo reservatório de líquido e o outro do tipo acumulador. O filtro secador que é do tipo reservatório de líquido encontra-se geralmente colocado depois do condensador e sua função é de armazenar líquido para que esse chegue até a válvula de expansão.

Já o filtro secador que é do tipo acumulador encontra-se depois do evaporador e sua função é a de acumular o líquido, mas de forma que esse somente seja liberado quando muda para o estado de vapor para que seja enviado novamente de volta para o compressor. É muito importante notar que ambos os filtros tem a função de desumidificar o sistema, mas a maneira com que lidam com esse estado do fluido é que muda.

Em qualquer um dos dois tipos mencionados acima, o filtro secador precisa ser substituído assim que fica entupido, cheio. Chega uma hora que de tanto reter umidade ele fica cheio e caso o sistema fique funcionando sem que ele seja substituído, outras peças do sistema podem trabalhar forçadas e acabar por se danificar. Esse é o caso do compressor que trabalha forçado quando o filtro secador está entupido e pode estragar, sendo necessário sua substituição.

Por esse motivo e outros vemos como é importante a correta manutenção e verificação do filtro secador, pois quando ele está entupido além do sistema não funcionar corretamente, pode acabar prejudicando outras peças do sistema de ar condicionado. Por isso não perca tempo e leve seu automóvel a um mecânico de automóveis especializado para que as verificações corretas e diagnósticos sejam feitos.