Os trabalhos de montagem da superestrutura da Ferrovia Transnordestina na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, começam no próximo dia 10 de abril. O anúncio, feito pela aliança Transnordestina Logística S.A e Odebrecht Infraestrutura, responsáveis pela execução do empreendimento, sinaliza o avanço da obra rumo ao Porto de Suape. O diretor de Contrato da Odebrecht Infraestrutura, Pedro Leão, ressalta a importância desse estágio da obra.

“Com aproximadamente 50% de toda infraestrutura concluída, a montagem da superestrutura compreende, por exemplo, a colocação dos trilhos e dormentes. Essa realidade marca o avanço da obra no trecho que compreende Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Suape, em Pernambuco, dentro do planejado para o primeiro trimestre deste ano”, assegura Pedro. Os trechos da ferrovia que cortam os municípios de Salgueiro e Verdejante foram finalizados. Atualmente, o território de São José do Belmonte está em fase de conclusão.

A construção foi dividida em duas etapas: a primeira engloba as atividades de terraplenagem e construção de pontes, viadutos e galerias de bueiro. A segunda etapa corresponde à instalação da ferrovia em si, que já conta com cerca de 200 quilômetros de trilhos montados. A terraplenagem da Transnordestina está sendo a maior operação do gênero em execução no Brasil e movimentará 108 milhões de metros cúbicos de terra. O volume de escavação até o momento foi de 30 milhões de metros cúbicos.

Do blog de Jamildo