Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Seu Crédito Digital

 

Mais duas instituições financeiras suspendem as operações com crédito consignado para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, Caixa e Banco do Brasil se juntaram a outros bancos privados brasileiros que também deixaram de oferecer o produto nesta semana.

Na segunda-feira (13), o Conselho Nacional de Previdência anunciou uma diminuição das taxas de juros que os bancos podem cobrar do crédito consignado e do cartão consignado para aposentados. Assim, para os empréstimos, a alíquota máxima passou de 2,14% para 1,70%, já a porcentagem do cartão caiu de 3,06% para 2,62%.

Depois da divulgação da redução dos juros do consignado para aposentados do INSS, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que a redução das alíquotas tornava a operação praticamente inviável. Consequentemente, as instituições financeiras deixariam de prestar esse serviço.

Aposentados do INSS podem ficar sem o consignado

Na terça-feira (14), um dia após a diminuição da taxa de juros do consignado para aposentados do INSS, alguns dos maiores bancos privados do Brasil suspenderam as operações desse empréstimo. Assim, clientes do Bradesco, do Itaú Unibanco e do Santander não têm mais acesso a essa linha de crédito.

Apesar dos bancos privados terem parado de oferecer esse produto, a expectativa era que as instituições financeiras estatais continuassem com os créditos consignados. Entretanto, na manhã de sexta-feira, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica também suspenderam as operações.

As informações foram repassadas por fontes ligadas à equipe econômica do governo e da área técnica do Banco do Brasil. De acordo com essa última, o banco não consegue viabilizar as operações do consignado para aposentados do INSS com taxas de 1,70%.

Febraban

A Febraban disse que esse não é um movimento setorial e que não há um acordo para suspender o crédito consignado para aposentados do INSS. A organização afirma que essa é uma decisão ligada à estratégia comercial de cada banco, por isso, não há a necessidade de avisar a entidade sobre a suspensão.

Dos bancos procurados para confirmar a informações de que deixaram de fazer crédito consignado, apenas o Itaú Unibanco deu retorno positivo.