
O número de encomendas internacionais registrou forte crescimento após o fim da chamada “taxa das blusinhas”, que cobrava imposto de importação sobre compras de até US$ 50.
Segundo dados da Receita Federal, em junho deste ano, primeiro mês completo sem a cobrança do imposto, foram registradas 28,36 milhões de remessas internacionais.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
O volume representa um aumento de 118% em relação a junho de 2025, quando foram contabilizadas 13,02 milhões de encomendas. Também houve alta de 72% em comparação com abril de 2026, último mês antes da cobrança do tributo, e de 84% sobre a média dos quatro primeiros meses deste ano.
A revogação do imposto foi anunciada por meio de Medida Provisória em maio. Apesar da mudança, continua valendo a cobrança do ICMS, com alíquota entre 17% e 20%, definida pelos estados.
Enquanto entidades ligadas ao varejo defendem o retorno da tributação para garantir equilíbrio competitivo, representantes de empresas importadoras avaliam que o aumento nas compras era esperado após o fim da cobrança, mas afirmam que ainda é cedo para saber se o crescimento será mantido nos próximos meses.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
A Medida Provisória ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para continuar em vigor após o prazo legal. Paralelamente, produtores nacionais e importadores articulam ações no Congresso e na Justiça em defesa de seus interesses.
Independentemente da decisão sobre a MP, a tributação das compras internacionais de até US$ 50 deverá voltar em 2027 por meio da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), prevista na reforma tributária. A alíquota, no entanto, ainda será definida pelo governo.