Publicado às 18h desta sexta-feira (10)

Após um grave acidente na Avenida Miguel Nunes de Souza, no bairro Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, na madrugada desta sexta-feira (10), a enfermeira Natália Epaminondas, 37 anos, moradora do bairro São Cristóvão, foi transferida do Hospital Eduardo Campos para o Hospital da Restauração em Recife por uma equipe especializada para atender traumas delicados.

Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, a profissional de saúde pilotava uma motocicleta modelo Bis, estava sem capacete quando caiu e bateu a cabeça no meio fio da avenida. A motocicleta ficou intacta, no entanto, Natália foi socorrida pelo Samu e deu entrada no HEC com Trauma Cranioencefálico (TCE) com edema cerebral e sangramento intracraniano.

DEMORA NA TRANSFERÊNCIA E ORAÇÕES

Natália foi avaliada pela equipe de plantão, por um neurologista, e qualificada para a transferência. Desde então uma rede de apoio e orações de amigos, familiares e colegas de profissão se formou em torno de Natália para viabilizar a sua transferência que demorou algumas horas. Em conversa com o Farol, a irmã de Natália, Ana Raquel Epaminondas informou que a transferência para o HR  aconteceu no final da tarde desta sexta (10), por volta das 16h.

Do momento do acidente até a saída na ambulância foram cerca de 12 horas. O Farol conversou com profissionais de saúde que acompanharam o atendimento de Natália no Hospital Eduardo Campos. De acordo com a equipe médica, a demora para a transferência ocorreu devido o cuidado de aguardar uma equipe especializada em remoções de traumas graves, o Grupo Mais Vida, da Secretaria de Saúde de Pernambuco, com médico, fisioterapeuta, enfermeiro e uma ambulância adaptada para levá-la para Recife em coma induzido e entubada para evitar complicações.

ESTADO DE SAÚDE

As informações preliminares da avaliação feita pelas equipes serra-talhadenses detectaram que Natália está sendo transferida com o quadro de saúde estável, porém teve uma extensa fratura na base do crânio e precisa de avaliação de uma equipe de neurocirurgiões para tratar do quadro. O Hospital da Restauração é a referência estadual no procedimento. O Farol expressa votos de melhoras a Natália e convoca a todos para uma corrente positiva, de orações, pelo total restabelecimento de sua saúde.