Publicado às 13h desta quinta-feira (12)

Neste 12 de maio comemora-se o dia daqueles que tanto se doam em prol do outro, principalmente durante a pandemia, o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. São celebrados simultaneamente, desde 1965, entretanto a data foi oficializada apenas em 1974, após decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

A data 12 de maio foi escolhida em homenagem à enfermeira britânica Florence Nightingale, a primeira enfermeira profissional da história, considerada a fundadora do ofício dedicado a curar e cuidar. Ela criou as primeiras escolas de enfermaria com material didático elaborado por ela mesma e travou uma grande batalha como enfermeira nos hospitais de campanha do campo de batalha para cuidar dos feridos da Guerra da Crimeia (1853 e 1856). Esta data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1938 e é celebrada como a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, semana que também comemoram o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Para muitos profissionais da área esse também é um dia de luta, de resistência, como afirma a enfermeira Karla Milena, gestora da XI Gerência Regional de Saúde (Geres) que parabeniza os colegas de profissão, porém não deixa de pontuar que almejam reconhecimento: ”Parabéns aos colegas enfermeiros pelo nosso dia, ainda temos muito o que conquistar. Não queremos apenas aplausos e sermos chamadas de anjos, queremos valorização profissional e dignidade, queremos nosso piso salarial justo e trabalhar 30 horas, eu apoio a PL 2564/2020. Temos tantas Enfermeiras ocupando cargo de destaque importante e de cunho social na nossa cidade e região. Hoje o mundo vive uma pandemia e nós ajudamos, no passado durante as guerras também estivemos a postos “cuidando”, portanto sempre guerreiras e guerreiros”, reforçou.

Diante disso, o Farol presta homenagem a todos os profissionais que se doam diariamente arriscando sua vida em prol do bem comum, os ”Guerreiros do Front” comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano, que estão sempre a postos para prestarem cuidados aos que necessitam dos seus valorosos serviços e deseja que a luta por melhores condições de trabalho seja vencida, que sejam reconhecidos, valorizados e respeitados.