Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso

Fotos: Farol de Notícias / Celso Garcia

Publicado às 05h57 desta sexta-feira (11)

Nesta terça-feira (9) os enfermeiros e técnicos de enfermagem de Serra Talhada tomaram as ruas da cidade mais uma vez em protesto pela aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que prevê o piso salarial para a categoria da Enfermagem.

Os profissionais em todo o país tem se mobilizado para discutir também a redução de carga horária, que desde o início da pandemia vem se intensificando em hospitais e clínicas.

O repórter fotográfico do Farol, Celso Garcia, acompanhou o protesto pacífico pelas ruas da cidade e a reportagem conversou com dois integrantes do movimento.

De acordo com o enfermeiro Ágabo Daniel, que está desde o ano passado participando dos atos, e compreende que mesmo com indicativos positivos da saúde para aprovação da PL, com análise e aprovação no Senado, a Câmara de Deputados não deu celeridade aos debates.

“Diante dessa situação que o projeto está parado, sem estar sendo visibilizado, discutido, a categoria resolveu se mobilizar para lembrar a sociedade que da importância da categoria nos hospitais e unidades de saúde, tanto públicas quando particulares. Hoje a gente depende do presidente da Câmara, Arthur Lira, para adiantar essa tramitação”, analisou o profissional.

Ainda segundo a enfermeira Denise Campos, o trato com todos os profissionais da Enfermagem está defasado, mesmo diante de um cenário de pandemia mundial há mais de dois anos, a remuneração da categoria está defasada.

“Nós estamos nessa luta há anos, estamos saturados já. Em um momento como esses de pandemia onde o profissional de saúde, o profissional da Enfermagem esteve na linha de frente do combate e tratamento dos pacientes com Covid-19, não tivemos qualquer mobilização para valorização da categoria por parte do Estado. Fomos a única categoria que não parou de forma no período de isolamento social, e ainda estamos em um país que há técnicos de enfermagem que não ganham nem um salário mínimo. Nada mais que justo termos esse reajuste que nos é de direito”, argumentou.

Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso Enfermeiros de ST tomam as ruas pedindo aprovação do piso