Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do Money Times

Os contribuintes já podem baixar o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para o ano de 2023, com ano-base 2022. O período de acertar as contas com o Leão começa no dia 15 de março e termina no dia 31 de maio.

Segundo a Receita Federal, a nova versão do programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 já está liberado para download.

A declaração também pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa. O contribuinte também pode fazer a declaração através do aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para celulares e tablets.

Como instalar o programa do Imposto de Renda

O programa do Imposto de Renda deve ser baixado no site da Receita: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf.

Desde o IRPF 2020, com exceção da versão “multiplataforma (zip)”, o Java já vem embutido. Ou seja, não é necessário instalar ou atualizá-lo em separado.

Para instalar o programa “multiplataforma” ou os programas de anos anteriores, o contribuinte deve manter a versão do Java Virtual Machine (JVM) atualizada no seu computador.

Veja o procedimento em cada sistema operacional

Linux
Adicione permissão de execução, por meio do comando “chmod +x nome_do_arquivo.bin” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

MacOS
Execute o arquivo “.dmg” ou “.pkg”, conforme o caso.

Multiplataforma
Esta opção dispensa instalador e destina-se aos usuários que precisam ter maior controle sobre a instalação. Para usar esta opção, descompacte os arquivos zipados (.zip) no local desejado e utilize as instruções do arquivo “Leia_me.htm”.