Entre cidades da XI Geres, ST está em alta no risco de dengueA XI Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (XI Geres) emitiu um Informe Epidemiológico de Arboviroses analisando os casos notificados de Dengue e Chikungunya.

Entre os 10 municípios que compreendem a XI Geres, Serra Talhada é a única cidade em risco no Índice de Investigação Predial (IIP).

Apenas Flores e Itacuruba estão no nível satisfatório.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A capital do xaxado também tem os mais altos números de notificações de casos de Dengue (33 ocorrências). Seguida de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde (10 casos).

Veja também:   Visitas de Lula a ST e a história do documento 'secreto'

No entanto, nenhum desses casos suspeitos foram confirmados. Destes, 13 já foram descartados para Dengue.

Segundo o documento, em relação as notificações de caso de Chikungunya, apenas Floresta, Itacuruba e São José do Belmonte tiveram uma notificação cada.

“A população da XI Região de Saúde, principalmente crianças, gestantes e idosos, precisa estar atenta aos sintomas das arboviroses. Febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dores no corpo ou nas articulações e manchas vermelhas na pele. Cuidados importantes: hidratação com água, não tomar medicação sem orientação médica, procurar um profissional ou unidade de saúde mais próxima”, aconselhou a gestora da XI Geres, Dra. Karla Milene Cantarelli, completando:

Veja também:   Moradores cobram volta de servidora a UBS em ST

“Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sintomas, notificar os casos suspeitos e solicitar exames. A população precisa ajudar as autoridades sanitárias a combater o mosquito transmissor: colocando lixo em sacos plásticos, virando as garrafas vazias para baixo, tampando os reservatórios de água e cobrindo pneus velhos. A prevenção ainda é o melhor remédio!”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

A Geres ainda afirmou que nenhum caso da doença foi confirmado até agora, mas dois já foram descartados para Chikungunya.

Veja também:   Saiba quais cidades receberão doses de vacina contra a dengue

INFORME EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES

Entre cidades da XI Geres, ST está em alta no risco de dengue
Serra Talhada com indicador de risco em relação ao IIP – Fonte: XI Geres

 

Entre cidades da XI Geres, ST está em alta no risco de dengue
Serra Talhada tem o maior número de casos de Dengue notificados – Fonte: XI Geres

 

Entre cidades da XI Geres, ST está em alta no risco de dengue
Apenas três casos de Chikungunya notificados em 2024 – Fonte: XI Geres