A XI Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (XI Geres) emitiu um Informe Epidemiológico de Arboviroses analisando os casos notificados de Dengue e Chikungunya.
Entre os 10 municípios que compreendem a XI Geres, Serra Talhada é a única cidade em risco no Índice de Investigação Predial (IIP).
Apenas Flores e Itacuruba estão no nível satisfatório.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A capital do xaxado também tem os mais altos números de notificações de casos de Dengue (33 ocorrências). Seguida de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde (10 casos).
No entanto, nenhum desses casos suspeitos foram confirmados. Destes, 13 já foram descartados para Dengue.
Segundo o documento, em relação as notificações de caso de Chikungunya, apenas Floresta, Itacuruba e São José do Belmonte tiveram uma notificação cada.
“A população da XI Região de Saúde, principalmente crianças, gestantes e idosos, precisa estar atenta aos sintomas das arboviroses. Febre, dor de cabeça ou atrás dos olhos, dores no corpo ou nas articulações e manchas vermelhas na pele. Cuidados importantes: hidratação com água, não tomar medicação sem orientação médica, procurar um profissional ou unidade de saúde mais próxima”, aconselhou a gestora da XI Geres, Dra. Karla Milene Cantarelli, completando:
“Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sintomas, notificar os casos suspeitos e solicitar exames. A população precisa ajudar as autoridades sanitárias a combater o mosquito transmissor: colocando lixo em sacos plásticos, virando as garrafas vazias para baixo, tampando os reservatórios de água e cobrindo pneus velhos. A prevenção ainda é o melhor remédio!”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)
A Geres ainda afirmou que nenhum caso da doença foi confirmado até agora, mas dois já foram descartados para Chikungunya.
INFORME EPIDEMIOLÓGICO ARBOVIROSES



3 comentários em Entre cidades da XI Geres, ST está em alta no risco de dengue