geniFotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

O ex-prefeito de Serra Talhada, Geni Pereira, visitou a redação do Farol e concedeu a sua primeira entrevista após ter saído da UTI do Hospital São Vicente. Garantindo estar ‘esbanjando saúde’, o ex-prefeito abre o verbo sobre vários assuntos. Entre eles, a aprovação das contas do ex-prefeito Carlos Evandro e o futuro político do prefeito Luciano Duque. Confira!

FAROL: Geni Pereira, como está a saúde? O senhor passou por um problema de saúde, mas graças a Deus está aí para contar a história. Como o senhor está agora?

GENI PEREIRA: Bom dia, Giovanni, a todos aqueles que fazem o Farol de Notícias, que hoje é um órgão da imprensa que leva a notícia a todos do estado de Pernambuco e até fora do Estado. E quero dizer que graças a Deus, em primeiro lugar, eu me sinto um homem feliz e fortalecido com a força do nosso pai eterno pelo fato de ter sido acometido depois de uma cirurgia cardiovascular e estou bem. Nada que tenha me afetado, mas tive uma inflamação intestinal e isso me causou transtornos, mas graças a Deus e a medicina em Serra Talhada, que hoje pode se dizer e hoje eu confirmei isso, é um dos maiores polos médicos de Pernambuco. Com assistência desde o hospital regional, onde fui assistido pelos médicos e pela sua administração até chegar a UTI da casa de saúde São Vicente.

Esta UTI eu considero uma UTI de primeiro mundo pelo fato de nós termos lá dentro um bom atendimento, uma assistência médica de profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas. Em que eles não só o fato de ter dado assistência a Geni Pereira, mas de uma forma geral. São 11 leitos, onde se permanece 24 horas aqueles pacientes sendo assistidos, que estão acometidos de alguma doença, e geralmente saem felizes e com a vida retornando para o reestabelecimento junto com a sociedade. Eu aqui estou agradecendo a todos que fizeram as suas orações em nome da nossa pessoa para que Deus nos desse mais essa oportunidade de viver e de continuar trabalhando, fazendo com que algumas pessoas que precisem do nosso apoio, das nossas palavras, das nossas ações estar vendo sempre de frente o Geni Pereira que sempre foi.

Com o bom, com um coração que foi renovado, segundo os médicos, houve uma renovação de 30 anos. Mas essa felicidade que bateu na nossa porta eu agradeço muito e a assistência especial de uma esposa que eu tenho e não me deixou em nenhum minuto, quando eu estava sofrendo as consequências dessa doença. Ela sim, junto com os meus filhos e minhas filhas, deram uma demonstração de amor e força para que eu estivesse aqui contando a história para o povo de Serra Talhada e de toda região.

FAROL: Geni, indo direto ao ponto. No próximo dia 20 o PR está anunciando um seminário no distrito de Bernardo Vieira, que é a Tribuna 22, mas o senhor foi informado pela imprensa da existência desse seminário. O senhor acha que está havendo falta de comunicação, de sintonia no chamado G11, já que o senhor é uma liderança do distrito e não houve uma comunicação prévia sobre o assunto?

GENI PEREIRA: Exatamente, Giovanni. Eu tomei conhecimento de que, eu acho que todo lugar existe espaço para se trabalhar e Bernardo Vieira não é diferente, mas há 40 anos que nós militamos na vida pública naquele local, onde nós galgamos já várias posições como vereador, secretário, prefeito do município. Eu não sei se foi por falta de encontros, eu não tive conhecimento ainda por parte de nenhuma liderança, inclusive do próprio presidente do partido de que ia haver essa agenda dia 20 em Bernardo Vieira. Eu me sinto feliz porque Bernardo Vieira é um distrito politizado e eu que sempre o chamei de berço da civilização do nosso município e foi dali que já saiu vários prefeitos, já saiu várias lideranças, já saiu várias pessoas que hoje têm seus cursos superiores e militam na sua vida profissional.

Veja também:   Assaltante aproveita mal estar de vítima para cometer crime em ST

Portanto, politicamente nós durante esses 40 anos que militamos lá em Bernardo Vieira nunca perdemos uma eleição. Isso me deixa muito feliz porque continuamos agindo de uma forma muito intensa e fortalecido através das ações das nossas alianças. Como é o caso do deputado Sebastião Oliveira, que tem anunciado e agora no final de dezembro ou no começo de janeiro já estamos iniciando a PE-414, que tenho certeza que será um marco no nosso distrito. E vem de uma reivindicação muito forte, tanto da minha parte quando do vereador representa aquele distrito, dr. Gilson Pereira. Esta representação vem crescendo cada vez mais e dando uma demonstração que vem sendo feita pelo deputado Sebastião Oliveira, pelo deputado Rogério Leão. Faz com que o povo passe a acreditar cada vez mais.

Isso significa dizer que durante esse período da política, todos aqueles que fazem parte da política de Serra Talhada, como e o caso do prefeito Luciano Duque, que também tem nos assistido lá de uma forma que ele pode. O deputado Augusto César tem nos visitado, ultimamente nós tivemos nossa tradicional festa de Nossa Senhora das Dores. Todos esses políticos estiveram na nossa residência e nos cumprimentaram, agradecendo e dizendo que a nossa festa foi maravilhosa. Isso nos deixa feliz. Portanto, Giovanni, eu estou indo a Recife e terei um contato com Sebastião, consequentemente, devo ser procurado pelo presidente do PR em Serra Talhada, para que nós possamos, se é que eles estão pensando dessa maneira, começar esse evento por Bernardo Vieira. Mas quero acrescentar uma coisa, que Bernardo Vieira não está apenas com a sustentabilidade de dizer, eu sou do PR.

geni 2

FAROL- O senhor é presidente do PROS em Serra Talhada, como se encontram os debates para 2016?

GENI PEREIRA- Ninguém sabe ainda quais candidatos poderão sair, quem são e de onde sairão. Então, eu hoje fundei um partido, estou com um partido nas mãos, um partido independente, mas lógico que esse partido tem um vinculo direto ligado ao deputado Sebastião Oliveira e que nós possamos, mais uma vez continuar com a firmeza de gratidão. Mas afirmando aquilo que está certo dentro do grupo e o que está errado. E vai ser através dessa conversação que nós iremos também buscar outras lideranças que sempre trabalharam dentro do grupo, e que ainda não foram ouvidos. Esse é o meu conhecimento e que eu poderia citar aqui uns três ou quatro, como é o caso de dr. Ilo, de dr. Antônio Melo, do dr. Dilson Lucena, Cecilinho. Pessoas que fazem parte desse grupo e que todo mundo precisa ser ouvido para que nós tomemos um direcionamento especialmente voltado para a política de Serra Talhada.

O que não podemos, quero afirmar mais uma vez, é apenas balançar a cabeça como lagartixa. Que seja na Câmara de Vereadores, como houve aí esse último escândalo. E de repente nós ficarmos balançando a cabeça, sem ter a alternativa de levar um nome às pessoas que possa na realidade representar o nosso município. Tenho trabalhado muito no silêncio, através de uma conta nossa que foi rejeitada, acabei de receber um documento e estou levando para o advogado e acredito que nós estaremos livres. Não quero dizer com isso que já estou com a pretensão de ser um nome, de ser um candidato, mas meu nome continua à disposição de um grupo, no qual eu sou fiel. Agora, o que nós precisamos, não apenas Geni Pereira, não apenas Gilson Pereira, mas de ser ouvido. É ser ouvido e ter atenção para que nós possamos transmitir tudo isso ao povo da nossa comunidade.

Hoje, além da estrada, nos estamos trabalhando uma retroescavadeira, onde indistintamente, fazendo um trabalho para quem votou ou quem deixou de votar, abrindo poços nos riachos da região para que os nossos animais tenham a sustentabilidade e que possam beber sua água. Porque a coisa estava difícil e é assim que eu trabalho, é pensando no povo, não é pensando em mim, não é pensando apenas em crescer o nome querendo fortalecer o nosso município e esquecendo que existem oito distritos que precisam de atuações das nossas lideranças. E tenho certeza que o deputado Sebastião Oliveira vai nos ouvir, porque ele nunca se negou a isso, mas que vai tomar posições, inclusive pedir a ele e tenho certeza que ele irá fazer isso, uma maior participação aqui no nosso município. Porque tem ações já que pode se visitar e o povo possa na realidade agradecer tudo aquilo que ele vem fazendo.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Agora com relação a nomes que estão surgindo aí, ainda não chegou ao meu conhecimento que fulano ou beltrano é candidato dentro do grupo, não. Eu acho que alguém está colocando o nome e tem o seu direito como eleitor, como cidadão, de dizer que é candidato. Mas só depois de um encontro e desses encontros que vão haver nós poderemos saber quem é aquele que realmente será concorrente ou não ao governo do município.

geni 3

FAROL: O senhor fez uma referência muito rápida com relação à votação da Câmara, que há cerca de 15 dias tratou das contas do ex-prefeito Carlos Evandro. Onde a Câmara derrubou o parecer do Tribunal de Contas por dez votos a cinco. Como é que o senhor analisa essa postura da Câmara, uma vez que o senhor também já foi julgado e sofreu uma derrota lá?

GENI PEREIRA: Eu respeito primeiro a opinião de todos os vereadores, agora por parte de alguns, não de todos, veja a expressão que eu estou dizendo, não de todos. Eu achei que foi ridículo com relação a essa tomada de posição, porque a maioria que votou a favor das prestações de contas do ex-prefeito Carlos Evandro, que comprovadamente o Tribunal de Contas o condenou. Esses vereadores, que na época estavam ao lado de Carlos Evandro votaram contra uma prestação de contas minhas que eu não devia, apenas o Tribunal de Contas colocou algumas ressalvas, mas empolgados pela situação política tomaram a posição de votar contra. Como bem disse o vereador Barbosa, foi uma coisa direcionada a Geni para prejudicar a sua vida pública e para que ele não continuasse, mas eu estou aqui de cabeça forte, como nunca deixei de ser.

Eu me considero um homem feliz por ter sido o prefeito mais votado nos últimos anos, proporcional ao número de eleitores. Muitos vereadores que me perdoem a ausência, mas estão sendo ridicularizados pela rua. Sei que não é da índole do prefeito e nenhum prefeito gosta de se meter nisso, pedindo para votar contra A ou B e foi o que aconteceu com o prefeito Luciano Duque. Ele deixou todo mundo à vontade, então, esses vereadores acharam-se no direito ou não sei recebendo benefícios, eu não posso provar, se receberam benefícios porque ninguém ouviu dizer. Mas aprovaram uma conta que é totalmente, enquanto a minha ressalva de um débito que eu não peguei no recurso de R$ 23 mil e essa conta veio de R$ 700 mil. E essas mesmas pessoas que não aceitavam as tomadas de posição de dr. Gilson vereador, então, votaram contra e dizendo a mim: ‘eu vou votar porque eu sou contra a posição do seu irmão’. São pessoas que não têm compromisso com Serra Talhada, compromisso com o povo que lhe elegeu.

Então, eu quero lhe afirmar categoricamente, eu acho que nós precisamos fazer uma mudança na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, colocando pessoas conscientes, pessoas que possam realmente ter um voto definido, a favor ou contra, e que traga projetos para o melhoramento e em benefício do nosso município. E não fique apenas ali aprovando, dizendo sim ou não, na hora que houver uma indicação do prefeito. Eu acho que todos os políticos merecem o nosso respeito, tenho um carinho especial pela política. Apenas de ter saído com essa enfermidade, mas eu estou bem, estou lúcido e estou voltando à vida pública, irei participar de todos, com certeza, dos eventos em que for convidado. E acabo de afirmar a você que estou sabendo pela imprensa de que haverá um evento dia 20, em Bernardo Vieira. Mas a mim não foi comunicado pessoalmente por nenhum partido, por nenhuma liderança.

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

Mas isso não significa que vai estar me magoando, não. O que nós precisamos é nos preparar, é levar as pessoas para o ambiente onde vai haver o evento e que essas pessoas nos ouçam e ouçam as nossas lideranças, e ouçam aquilo que as nossas lideranças já fizeram de ações. Tanto no distrito de Bernardo Vieira, como no nosso município. O que nós não abrimos mão é de ter uma posição que nós possamos ser ouvidos, porque nós somos os verdadeiros representantes do povo de Serra Talhada.

geni 4

FAROL: O prefeito Luciano Duque está participando de um protesto nesta segunda-feira (9), inclusive fechando a prefeitura, se queixando de um arrocho por parte do governo federal. O senhor vê chances de reeleição para o atual prefeito? Como o senhor vê o prefeito Luciano Duque na disputa? 

GENI PEREIRA: Não, de qualquer forma eu vejo com muita dificuldade essa situação que o prefeito Luciano Duque está passando. Até eu como gestor, como ex-prefeito do município já passei por essa situação. Na época em que fui prefeito, eu tinha apenas Augusto César e Piauhylino que defendiam o meu governo, mas governo estadual e governo federal, todos eles eram contra mim e procuravam sempre minimizar a nossa imagem para que nós não pudéssemos avançar em Serra Talhada. Inclusive, na época eu era adversário do então correligionário, Sebastião Oliveira e Inocêncio Oliveira, que pararam um pouco no tempo acreditando em Carlos Evandro, que depois deu a resposta a essas lideranças. Eu não chamo de traição, e agora não sei por qual motivo está de volta e sentado nas mesas para discussões com relação a 2016. Então, o prefeito Luciano Duque de contar, os dois representantes que ele tinha no município infelizmente Deus levou, que foi Manoel Santos e Pedro Eugênio. Mas ele tem sido muito forte para viabilizar ações dentro do nosso município.

Não estou aqui jogando florzinha em ninguém, mas acredito que o prefeito vai sofrer consequências, em especial por uma coisa, não apenas por sua gestão, mas pelo partido que ele está. Esse partido está em uma situação difícil a nível nacional, a nível estadual e respinga nas instituições que são representadas de governo. Como é o caso da prefeitura de Serra Talhada, mas acredito que com a persistência dele, ele tem colocado ao seu lado várias lideranças, que chamam de cooptação. Eu não sei, porque a gente só vai para um lado quando quer, não é obrigado ninguém cooptar. As consequências e os motivos de terem ido eu não sei, esses vereadores vão ter que justificar. Na sua maioria são aqueles vereadores que passaram oito anos dentro da casa de Carlos Evandro, usufruindo das benesses do governo. E quando Carlos Evandro mais precisou eles deram as costas, agora é que por uma manobra de não sei de quem é que, a maioria não todos, votaram a favor da prestação de contas ridícula. Onde o ex-prefeito Carlos Evandro teria que devolver um montante de R$ 700 mil.

Mas isso não vai parar por aí, pelo fato de o tribunal vai ter que exigir de cada vereador a sua justificativa, porque votou a favor do ex-prefeito Carlos Evandro. Então, essa justificativa, eu sei que cada vereador vai ter um advogado que vai tentar justificar para encobrir as suas falhas, principalmente a falha de uma consciência de um homem que representa o povo de Serra Talhada.