movimentoColaborou Alana Costa (do Farol de Notícias)

Recebemos na redação do FAROL, Guita Kozmhinsky, uma das coordenadoras do Movimento de Mulheres Olga Benário em Pernambuco. Ela chega a Serra Talhada com a missão de convidar todas as mulheres do município para participar do Encontro Nacional do Movimento Olga Benário, que acontece em maio, em Recife. Guita também conta que o movimento começa a se fortalecer no interior do Estado e, entre as demandas que deverão ser reivindicadas em Serra Talhada, estão a instalação de uma maternidade e uma Delegacia da Mulher no município. Confira!

FAROL –  Guita, você veio a Serra Talhada convocar as serratalhadenses interessadas em participar de uma grande movimento. É isso?

Guita – Estamos divulgando o Encontro Nacional do Movimento Olga Benário, que vai ser de 2 a 4 de maio. Estamos querendo levar uma delegação daqui, da região, para esse evento. Nossa pretensão é de levar, no mínimo, 20 mulheres de Serra Talhada. Acho que é importante para a região ter essas companheiras participando do evento. Acho que o Olga Benário é um movimento que entra forte na luta por políticas públicas em defesa das mulheres, por questões de igualdade; e temos este caminho, nosso movimento busca por tirar de cima da mulher uma série de sobrecargas que fazem com que ela seja diminuída, ou se sinta diminuída.

Por exemplo, não pode trabalhar porque não tem com quem deixar ou onde deixar os filhos, tem que fazer todos os afazeres domésticos, uma série de coisas. Então, essa sobrecarga que existe em nossa sociedade em cima das mulheres faz com a elas sejam fiquem em condições de desigualdade. O nosso encontro vai nessa campo, da busca por políticas públicas, debatendo desde violência contra a mulher, mais delegacia de mulheres, mais casas e abrigos. Porque o que existe hoje no Brasil é insuficiente para as demandas e necessidades. Pelas agressões que existem, pela quantidade de casos de violência em cima das mulheres.

FAROL – Onde irá acontecer o Encontro Nacional? E há mulheres daqui de ST interessadas em participar?

Guita – Deve acontecer na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, estamos fazendo as negociações e certames ainda, para que aconteça em Recife. Pretendemos levar 20 mulheres daqui. As mulheres da cidade que se interessarem de participar, nós temos um grupo, um núcleo do movimento. É um pessoal ligado mais ao movimento estudantil. Essas meninas, além dos estudos, estão com essa responsabilidade de organizar essas atividades.

Estamos organizando também o formato do dia 08 de março, que é o Dia Internacional da Mulher. Estamos organizando um dia de debates das mulheres. Vamos estar organizando um dia de atividades aqui na Capital do Xaxado. Estamos organizando também um abaixo-assinado em relação a instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade, assim como faremos também um abaixo-assinado para a construção de uma maternidade pública, pois sabemos que não há maternidades públicas aqui. E o hospital é deficitário pela quantidade de demanda.

FAROLComo está o Movimento Olga Benário na cidade? É novo? E existe alguma relação do movimento com a Secretaria da Mulher?

Guita – Na cidade o movimento é relativamente novo. Iniciou-se no finzinho do ano passado. Temos em base de umas 6 mulheres participando ativamente do movimento e estamos aderindo mais pessoas. Conhecemos a secretária e a Secretaria, e dão sim uma força ao movimento.

Há uma necessidade grande que a gente unifique as lutas em prol das mulheres da cidade. Evidentemente existem particularidades na questão de se organizar, mas há necessidade de nos ajudarmos mutuamente, e é isto que está acontecendo. Por exemplo, a Secretaria está numa luta constante para a criação de uma Delegacia da Mulher no município, e nós temos todo o interesse de que isto ocorra; por isto, iremos nos juntar e batalhar por essa conquista.

As mulheres interessadas em participar do movimento Olga Benário e do Encontro Nacional devem telefonar para os números: (87) 9616-1296 / (87) 9601-5998 – Falar com Islene ou Rita.