Nesta terça-feira, dia 5, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Meio Ambiente. Com este foco, o FAROL entrevistou, por email, os três principais pré-candidatos ao Governo de Serra Talhada – Sebastião, Luciano e Fonseca. Quisemos saber sobre que políticas eles têm para o meio ambiente da Capital do Xaxado. Assim nos respondeu ‘Sebá’:

FAROL – Como o senhor analisa a política ambiental ora existente em Serra Talhada?

SEBASTIÃO – Não existe. Existe uma lei até hoje não cumprida pelo município, Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, de Política de Gestão de Resíduos Sólidos, sancionada pelo Presidente Lula. (Foi estipulado o prazo até 2014, para todos os municípios substituírem os lixões por aterros sanitários). O município de Serra Talhada até agora nada fez para cumprir a Lei de Resíduos Sólidos, sancionada pelo presidente lula, desde 2010, deixando a bomba estourar no colo do próximo gestor.

Hoje não existe nenhum projeto básico, executivo, destinação de área para construção do aterro, estudo de impacto ambiental e viabilidade, em fim, nenhuma política voltada para preservação do Meio Ambiente. Com esse descaso o município deixa de arrecadar por ano, uma média de 1 milhão de ICMS Verde.

FAROL – Quais são suas propostas sobre o meio ambiente que serão levadas à população durante o processo eleitoral?

SEBASTIÃO – 1- Criação da Secretaria de Meio Ambiente.

2-Arborização das praças, estimulando o sombreamento e proteção para os munícipes. É de fundamental importância a arborização do município tendo em vista vivermos em uma região árida e com escassez de chuva, dando uma qualidade de vida melhor a população.

3-Lançamento de projeto para a sociedade estimulando o plantio de mudas de árvores nativas e como contra partida, a prefeitura reduz a taxa de IPTU do contribuinte, como forma de estimular essa prática.

4-Retirada do matadouro do Alto Do Bom Jesus, como forma de acabar com o despejo de detritos no Rio Pajeú.

5- Saneamento de 100% do município em parceria com o Ministério da Integração Nacional, como forma de revitalizar a bacia do Rio Pajeú. Essa ação já foi iniciada pelo Deputado Sebastião Oliveira em março de 2012, em Brasília. O ministro Fernando Bezerra Coelho de pronto atendimento mandou fazer o projeto e destinou recursos.

6- Cumprimento da Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, de Política de Gestão de Resíduos Sólidos, sancionada pelo Presidente Lula. (Foi estipulado o prazo até 2014, para todos os municípios substituírem os lixões por aterros sanitários).

7 – Criação de grupos de trabalho na Secretaria de Meio Ambiente capacitando moradores da zona rural, no sentido de construir cisternas para otimizar a captação de água e fazer armazenamento para uso no período de estiagem.

8- Proibição de água potável na construção civil, ou seja, água da torneira, estimulando o reuso da mesma e obrigando o abastecimento através de outros meios.

9- Estimular as associações e cooperativas de catadores de lixo do município, a fim de promover a inclusão social desses trabalhadores e estimular a entrada do ICMS Verde.

10- Melhorar a qualidade do solo, preservar terrenos ecologicamente produtivos e promover a agricultura e o reflorestamento sustentáveis, ensinando ao homem do campo técnicas para convivência com a seca.